•  Guia Exame de Sustentabilidade é o maior levantamento sobre práticas de responsabilidade corporativa do Brasil
  • O destaque para a Clariant está na implantação de processos sistemáticos de avaliação de seu portfólio de produtos com base em critérios que consideram as dimensões econômica, social e ambiental
  • A Clariant aplica seu selo EcoTain® para identificar os produtos que apresentam excelência em sustentabilidade 

A Clariant, uma das líderes mundiais em especialidades químicas, foi reconhecida como uma das empresas mais sustentáveis no setor químico brasileiro, segundo o Guia Exame de Sustentabilidade 2015.

A avaliação do Guia Exame de Sustentabilidade levou em consideração diversos aspectos do modelo de gestão da companhia, englobando  iniciativas nas esferas de Performance, Pessoas e Planeta, bem como a atuação na cadeia de fornecimento. Entre os projetos da Clariant, o destaque ficou por conta da implantação do programa de avaliação sistemática de todo o portfólio de produtos (Portfolio Value Program, PVP). Para o desenvolvimento  deste programa em nível global, a empresa contou com o apoio do CSCP (Collaborating Centre on Sustainable Consumption and Production) para desenvolver um conjunto bem definido de 36 critérios com base nos quais todos os seus produtos podem ser classificados. O processo leva em consideração fatores sociais, ambientais e de desempenho. A Clariant concede seu selo EcoTain®  aos produtos que apresentam excelência em sustentabilidade e alto desempenho, proporcionando aos clientes um claro indicador do seu valor agregado.

“Criar valor com a sustentabilidade é um dos pilares estratégicos da Clariant, o que demonstra nosso claro compromisso de associar a inovação com a sustentabilidade, apoiando nossos clientes e gerando benefícios para a sociedade. O reconhecimento do Guia Exame demonstra que estamos no caminho certo”,  avalia Mônica Ferreira Vassimon, Presidente da Clariant para a América Latina.
Guia Exame de Sustentabilidade
O ranking da revista EXAME é o mais reconhecido e o maior levantamento sobre práticas de responsabilidade corporativa do Brasil. Elaborado em parceria com o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVCes), o guia avalia estratégias, compromissos e práticas das empresas em três dimensões da sustentabilidade: econômico-financeira, ambiental e social. Ainda fornece a cada empresa participante um diagnóstico da situação sustentável da companhia.