Companhia reúne pesquisadores e acadêmicos no Brasil para discutir estudos, projetos e tendências em polímeros, catálise, renováveis e petroquímicos básicos

A Braskem, maior petroquímica das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros, reúne hoje e amanhã (15 e 16 de outubro) cientistas e pesquisadores de suas unidades no Brasil, Estados Unidos e Europa para a 2ª Conferência Internacional de Tecnologia e Inovação. Realizada em Porto Alegre (RS), a conferência busca promover a integração e a troca de conhecimento entre os profissionais. Com 170 participantes, a programação inclui apresentações de estudos e palestras de pesquisadores internacionalmente reconhecidos.

Profissionais que trabalham com inovação e tecnologia em polímeros, renováveis e petroquímicos básicos apresentam 100 artigos científicos. Os artigos, que foram pré-selecionados pelo comitê da conferência, oferecem uma visão geral da pesquisa que está sendo conduzida em busca de novas soluções para os produtos e processos da Braskem. Além disso, serão homenageados os quatro projetos mais inovadores em diferentes categorias.

Os palestrantes da conferência incluem a professora doutora Julia Kornfield, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, e o professor doutor Vincenzo Busico, Ph.D. em Química Inorgânica e professor titular de Química Inorgânica na Universidade Frederico II de Nápoles, na Itália.

Entre 2011 a 2014, o Centro de Pesquisas da Braskem no Brasil foi responsável pelo lançamento de 64 novos produtos, que juntos representam 15% do volume de vendas de resinas termoplásticas da companhia. Nos Estados Unidos, as receitas de novos produtos lançados nos últimos cinco anos equivalem a cerca de 15% das receitas totais.

“A inovação faz parte do DNA da Braskem e o objetivo do evento é motivar técnicos e pesquisadores a trocarem cada vez mais ideias, a fim de encontrarem soluções tecnológicas que proporcionem vantagens competitivas para os nossos clientes e para o Brasil”, afirma Fabio Lamon, um dos organizadores da conferência e gerente de Ciência de Polímeros da Braskem.