*Da esq. para a dir.: Paulo Bornhausen, coordenador voluntário do Projeto Inovamfri e ex-secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de Santa Catarina; Elmar Hockgeiger, diretor de engenharia do BMW Group Brasil; Marcio Márcio Lobo Netto, professor da USP; Henrique Miranda, gerente de projetos de marketing do BMW Group Brasil; Glenn Schmidt, vice-presidente de relações governamentais para as Américas do BMW Group; e Gleide Souza, diretora de relações governamentais do BMW Group Brasil, durante painel de debates promovido no Fórum.

 

  • Fórum reuniu autoridades, universidades, especialistas e parceiros de negócios no dia 1 de dezembro, em Balneário Camboriú (SC), para discutir tendências e alternativas voltadas à mobilidade urbana;
  • Projeto InovaAMFRI, promovido pelo governo catarinense para o desenvolvimento da região da Foz do Rio Itajaí, foi anunciado na ocasião.

Mais do que um fabricante de veículos, o BMW Group vem se posicionando claramente como um provedor de soluções para a mobilidade urbana. E como forma de contribuir com o debate acerca do tema, o grupo promoveu nesta terça-feira (1º), em Balneário Camboriú (SC), o Fórum de Mobilidade Urbana Sustentável, que teve como objetivo fundamental criar um palco de discussões sobre o assunto com especialistas, universidades e representantes dos meios empresarial e governamental.

A mobilidade urbana sustentável tem como finalidade principal colaborar para a redução dos efeitos ambientais e sociais dos modelos de mobilidade em vigor e implementar medidas direcionadas a garantir a acessibilidade para todos os serviços, bens e oportunidades existentes em um ambiente urbano, agindo de forma eficaz para a evolução benéfica das condições ambientais, diminuindo a emissão de resíduos e valorizando os espaços públicos.

Além da apresentação de cases do próprio BMW Group e de parceiros da empresa a exemplo das universidades de São Paulo (USP) e Federal de Santa Catarina (UFSC), Usina Itaipu Binacional e Serttel, a programação do evento registrou ainda o lançamento do InovaAMFRI, um programa governamental catarinense voltado para o amplo desenvolvimento da região da Foz do Rio Itajaí (SC), onde também está localizada a fábrica do BMW Group em Araquari.

O projeto InovaAMFRI, de autoria da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), traz uma seção dedicada ao Plano Integrado de Mobilidade, que tem como foco tornar a região da Foz do Rio Itajaí um polo de criação de empregos, renda e oportunidades. O projeto prevê ainda o fomento da mobilidade urbana regional por meio de soluções inovadoras e a promoção de uma gestão pública de melhor qualidade.

“A preocupação com mobilidade urbana e sustentabilidade são parte integrante da estratégia global de atuação do BMW Group. Ações que promovam o debate acerca desses temas são importantes para estimular a troca de conhecimentos na sociedade e contribuir com a implementação de novas iniciativas. Fazendo isso em Santa Catarina, Estado que acolheu tão bem nossa fábrica, também damos nossa contribuição e auxiliamos a formar opinião”, afirma Gleide Souza, diretora de relações governamentais do BMW Group Brasil.

O fórum contou, ainda, com apresentação sobre o sistema BMW ConnectedDrive, tecnologia exclusiva da empresa que permite total integração entre o motorista e o mundo exterior, provendo diversos serviços que contribuem de maneira prática para mobilidade em grandes cidades. Além de uma ação de test-drive do BMW i3, principal opção de mobilidade sustentável do País. Tanto o BMW i3, quanto o esportivo híbrido BMW i8, também comercializado no Brasil, são exemplos de transporte sustentável, respeitando as necessidades de mobilidade da sociedade.