• Material foi utilizado em projeto desenvolvido em cooperação com a ThyssenKrupp Elevadores e  a National Elevator Cab and Door
  • Espuma de alta performance combina alta absorção de som, resistência ao fogo e é livre de fibras
  • Os níveis de ruído são menores do que 50 dB dentro da cabine

A espuma de melamina Basotect da BASF – amplamente conhecida como um material de isolamento acústico leve para aplicações em interiores e automóvel – está expandindo sua gama de aplicação para o tratamento acústico de elevadores. Em um projeto recente com a ThyssenKrupp Elevadores e a National Elevator Cab and Door, a espuma  foi utilizada  para reduzir os níveis de ruído nas cabines dos elevadores de um alto edifício da cidade de Nova Iorque. Apesar da alta velocidade  (até 37 km/hora), o nível de ruído no interior da cabine é menor do que 50 dB (mais silencioso do que uma conversa entre duas pessoas).

“Os requisitos para a construção de um elevador moderno, especialmente aqueles em edifícios altos, estão ficando cada vez mais ambiciosos. Eles precisam ser rápidos, mas também confortáveis e tranquilos para os passageiros”, diz Joseph Braman, vice-presidente regional da ThyssenKrupp Elevadores. Antes da construção desses elevadores altos e super-rápidos, o Basotect era amplamente testado em um elevador mock-up construído pela National Elevator em cooperação com a Soundcoat, uma subsidiária do Grupo Recticel e um fornecedor líder de soluções termoacústicas, e o consultor de acústica Frank Kirschner.

As estruturas de células abertas e finas do Basotect lhe conferem alta capacidade de absorção de som. A espuma de melamina da BASF não apenas cumpre com os requisitos de absorção acústica, mas também atende a outros critérios de design, como a Classe A para propagação de chamas e densidade de fumaça de acordo com a ASTM E84. Além disso, o material não descama fibras ou partículas quando exposto a um fluxo de ar intenso enquanto a cabine se move.

Vale destacar ainda que, para reduzir as necessidades de energia para o funcionamento total – do início ao fim – era muito importante que a cabine fosse a mais leve possível. A baixa densidade da espuma Basotect, de 0,55 lb/ ft3, contribui para atender a essa exigência.

“A espuma Basotect é comumente usada em outros meios de transporte, como trens e aviões, devido às suas capacidades acústicas, peso leve e performance frente ao fogo. Os elevadores são apenas um meio de transporte vertical, por isso a escolha do material foi  natural “, afirmou o consultor de acústica Frank Kirschner. “A Soundcoat estava animada para ser parte deste projeto”, afirmou Chip Morrow, Vice-Presidente de Vendas e Marketing da Soundcoat. “Como uma empresa de fabricação fortemente focada em aplicações acústicas, os desafios enfrentados pela ThyssenKrupp Elevadores e a National Elevator eram conhecidos por nós. Ter um laboratório de acústica e capacidade de fabricação no mesmo edifício nos permitiu testar e otimizar projetos muito rapidamente, o que foi bem valorizado neste projeto”, completa.

“Esse foi um verdadeiro esforço de colaboração”, disse Jeff Friedman, Vice-Presidente Executivo da National Elevator. “Dependemos muito do Frank e da Soundcoat para chegar a uma solução que ajudou a National Elevator e a ThyssenKrupp Elevadores a cumprir as metas acústicas que são muito rigorosas. Basotect® não apenas teve uma performance adequada, mas o peso da espuma bem como sua flexibilidade e durabilidade  também foram características altamente apreciadas pelos instaladores pois a espuma tinha que ser inserida em espaços muito restritos”, finaliza.

Sobre Basotect

O Basotect tem uma gama diferenciada de propriedades. Seu material de base o transforma em um retardador de chamas e abrasivo podendo ser utilizado em até 240 °C conservando as suas propriedades ao longo de uma vasta gama de temperaturas. A sua estrutura de espuma de células abertas garante sua leveza, absorção de sons e flexibilidade mesmo sob baixas temperaturas e apresenta isolamento térmico. Basotect® é uma marca registrada da BASF SE. www.basotect.com