• Novo processo de produção de calçados casuais é apresentado na Fábrica Conceito
  • Laboratório de desenvolvimento local e extenso portfólio atendem importantes demandas do setor

 

A BASF vai levar à FIMEC 2017, Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes, sua expertise no desenvolvimento de novas tecnologias e soluções inovadoras, que permitem versatilidade e criatividade no design para calçados. Como uma das principais fornecedoras de soluções em sistemas de poliuretanos e TPU para a indústria calçadista na América do Sul, a empresa vai mostrar um novo processo de produção de calçados casuais, desenvolvido em conjunto com os parceiros Pegada, fabricante de footwear, Matriz Minas, de matrizes e Sulpol, de maquinário. Também vai apresentar aos fabricantes o seu extenso portfólio, com destaque para solados de sistemas de poliuretano mais leves e resistentes, e tecnologias que podem ser aplicadas em calçados esportivos, casuais e de segurança. A feira acontece de 14 a 16 de março, nos pavilhões da Fenac em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul.

“A FIMEC se consolidou como um momento importante de troca de informações e para novas oportunidades do setor. Conseguimos apresentar nossas melhores soluções com diversos tipos de sistemas de PU e TPU e mostrar que a empresa está sempre investindo em pesquisa para desenvolver materiais de alta performance para a indústria de calçados”, afirma Letícia Mendonça, gerente sênior de negócios da divisão de Materiais de Performance da BASF para América do Sul.

Processo inovador na Fábrica Conceito

Em sua primeira participação na Fábrica Conceito, espaço na FIMEC que oferece uma experiência real do funcionamento de uma indústria de calçados, a BASF vai apresentar uma importante inovação para o processo de produção de calçados casuais com o sistema String. Será fabricado um sapatênis usando processo de injeção do solado em sistema de PU base poliéster direto no cabedal de couro. “É uma inovação importante, porque elimina a etapa complexa de colagem, aumentando significativamente a produtividade na fabricação e a qualidade e durabilidade do produto. Além disso, o acabamento é perfeito, o calçado fica mais leve e mais confortável”, explica Letícia. Para chegar a este resultado, é aplicada uma tecnologia de bi-densidade com os materiais Elastopan® S 81030 e SP 8060, com alta resistência à hidrólise: combinamos uma densidade e dureza  menores na entressola, e densidade maior na sola, para garantir a resistência à abrasão. Para aumentar o conforto, serão usadas palmilhas em Poliol Polieter da linha Elastopan® S 86010 e SP 755. O processo de injeção direta é normalmente utilizado em calçados de segurança.

Com laboratório de desenvolvimento local, a BASF apoia seus parceiros em todas as etapas dos projetos, realizando testes físicos para garantir que os materiais atendam às mais diversas demandas, como conforto, resistência e durabilidade. Além disso, investe em pesquisas para novas soluções e materiais que possam trazer liberdade de criação e valor aos negócios de seus clientes.

Soluções em sistemas de poliuretanos e TPU

Entre as soluções apresentadas na feira, estão:

Elastopan Light Sports: entressola de alta resiliência específica para calçados esportivos e desenvolvido pela BASF sob medida por um sistema de PU à base de poliéter. Suas principais características são leveza, excelente amortecimento, alta resiliência e resistência à hidrólise. O material já está implementado com sucesso no tênis Ignite da Puma.

Elastopan Griptec: solado produzido a partir de um sistema de poliuretano com desempenho similar à borracha, mas com peso 50% inferior. Pode ser aplicado em calçados esportivos e casuais.

Elastopan Light Midsole / Elastopan® Light Safe: produzido a partir de um sistema de poliuretano 40% mais leve do que um sistema convencional. Apresenta baixa densidade e proporciona conforto e performance.

Elastopan Boots: botas impermeáveis produzidas a partir de um sistema 100% poliuretano, extremamente duráveis e resistentes a óleos, ácidos, solventes e gasolina.

Elastopan Green: desenvolvido a partir da sintetização de um Poliol Poliéster, contém 45% de matérias primas de fonte renovável. Possui o mesmo desempenho de um solado produzido com sistema de PU convencional, com performance, durabilidade e propriedades mecânicas também semelhantes. Pode ser aplicado em todos os segmentos, utilizando os mesmos equipamentos de moldagem e técnicas de produção.

Elastollan Soft: sistema de poliuretano termoplástico (TPU) com a menor dureza encontrada no mercado brasileiro. Apresenta maciez, resistência à abrasão e ao grip (escorregamento) e é ideal para o mercado de calçados profissionais e esportivos. Pela eficácia deste produto, em 2015, a BASF recebeu o Prêmio Primus Inter Pares, na categoria Inovação Tecnológica.

Elastollan Light: sistema de poliuretano termoplástico expandido com alta leveza e elevada resistência à abrasão e maciez, podendo ser utilizado em entressolas de calçados esportivos, chinelos, sandálias monocomponentes, entre outros.

Infinergy: O primeiro sistema de poliuretano termoplástico expandido do mundo (E-TPU), que combina as propriedades elásticas do TPU com a leveza da espuma. O Infinergy® é utilizado no inovador tênis de corrida “Energy Boost”, da fabricante alemã Adidas. Também pode ser aplicado em calçados de segurança.