A iniciativa está alinhada ao compromisso da Avery Dennison com o Programa de Poupadores do Clima da WWF

A fabricante global de materiais para rótulos e embalagem Avery Dennison Corporation (NYSE:AVY) assinou um acordo de compra de energia eólica (do inglês PPA) com a Apex Clean Energy para compensar 50% das emissões de gás de efeito estufa derivados do consumo de energia da empresa nos EUA. Este acordo sinaliza o compromisso da Avery Dennison com energia renovável e com práticas e tecnologias baseadas no uso eficiente de energia.

Pelo acordo com a Apex Perryton Wind, da planta de energia eólica com capacidade para 299.91 MW, localizada em Ochiltree County, Texas, a Avery Dennison comprará 20 MW de capacidade de energia renovável. O acordo de compra de energia eólica é um componente chave nas metas de sustentabilidade da Avery Dennison até 2025, por reduzir drasticamente as emissões de gás de efeito estufa de suas operações em pelo menos 3% ao ano e em pelo menos 26% entre 2015 e 2025. O acordo também é parte da participação da empresa no WWF’s Climate Savers Program (Programa de Poupadores do Clima da WWF). Perryton será a 5ª fazenda de energia eólica da Apex no Texas, com capacidade para fornecer o equivalente para abastecer 108 mil residências nos EUA. A planta será formada por 130 turbinas Siemens 2.307 MW.

Segundo Roland Simon, Vice Presidente Procurement Global e Sustentabilidade Global da Avery Dennison, a parceria com a Apex é uma das formas da Avery Dennison de criar valor compartilhado para a empresa, indústria e comunidades em todo o mundo. Ele também lembra que o acordo de compra de energia eólica garante eletricidade limpa e renovável equivalente a 50% do consumo de energia das operações da Avery Dennison nos EUA. “Para nós é importante otimizar as fontes de energia renovável, promovendo mudanças, que vão além do nosso negócio. Começamos pelos Estados Unidos pelo fato de ser uma das maiores operações da empresa no mundo”.

A Apex, fornecedora independente de soluções em energia, foi premiada com o  2016 Green Power Leadership Award (Prêmio 2016 de Liderança em Energia Verde), dado pelo Centro de Soluções em Recursos, em Outubro, por sua liderança em trazer energia eólica para o mercado e por expandir a compra direta de energia limpa nos setores público e privado.

“Aumentamos consideravelmente o número de projetos e nos comprometemos a criar soluções específicas que atendam as metas das corporações e dos parceiros do setor público, saindo de uma compra simples para um acordo estruturado de compra de energia eólica,” explica Steve Vavrik, Chefe Comercial da Apex. “O compromisso de empresas como a Avery Dennison, com a compra energia renovável por um longo prazo, é uma alavanca importante para o mercado no sentido de trazer mais energia limpa para o cenário empresarial”, completa Vavrik.

O investimento da Avery Dennison nos Estados Unidos em energia renovável eólica demonstra o foco contínuo em eficiência energética e em redução de consumo de energia. O acordo com a Apex vem no momento em que a Avery Dennison passa a fazer parte do WWF’s Climate Savers Program, um grupo global de empresas parceiras engajadas na transição para uma economia amiga do clima.

Outras metas estabelecidas com a WWF incluem cobrir o equivalente a 100% do consumo de energia das operações da Avery Dennison nos EUA, com energia renovável, até 2025, e atacar as mudanças climáticas em outras áreas da empresa, como a maximização do uso de papel feito de fibra reciclada ou oriundo de madeira de florestas certificadas (até 2025 todo o fornecimento será de fontes certificadas).

“Reconhecemos a Avery Dennison por sua forte liderança no fornecimento de mais energia renovável para ajudar a atingir a meta de redução de emissão da empresa,” diz Matt Banks, Gerente de Clima e Negócios da WWF. E completa: “Como nosso novo parceiro no Climate Savers e como um signatário dos Princípios dos Compradores de Energia Renovável, o acesso da Avery Dennison a energia renovável com custo competitivo, levará a reduções consideráveis nas emissões de gás efeito estufa ao mesmo tempo em que mostrará para outras empresas seu negócio e seu valor ambiental para atingir as metas propostas para 2025.”

“Trabalhar em parceria com a WWF é parte do compromisso de manter um negócio sustentável, que gere valor para todos os envolvidos”, conclui Simon.