O engenheiro Aldo Sülzer Limpias, presidente da Cámara de La Construcción de Santa Cruz, uma das entidades apoiadoras da FEIPLAR & FEIPUR 2024, conta a seguir como a instituição que preside está organizada, sua origem e desafios. Acompanhe:

A Câmara da Construção de Santa Cruz (CADECOCRUZ) nasceu como instituição comercial independente em 3 de julho de 1985 e, desde então, não parou de atingir metas ambiciosas e estabelecer marcos para o setor de construção do país, congestionamento que transcende fronteiras.

A firme defesa do setor e de seus associados, promovendo o crescimento integral permanente da indústria da construção com inovação e liderança, o compromisso com o desenvolvimento do talento humano, a contribuição para o progresso do Departamento de Santa Cruz e da Bolívia, consolidaram a CADECOCRUZ como referência no setor, reconhecida por agências e organizações de cooperação internacional de diversos países.

Assim, a CADECOCRUZ é a única instituição do setor de construção do país que está vinculada ao Pacto Global da Bolívia e que assinou um memorando de cooperação com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Nos últimos anos, a sua plataforma de serviços, tanto de unidades de trabalho técnicas como de gestão para gerar novos crescimentos e oportunidades de negócio, foi enriquecida com o compromisso visionário com a construção de infraestruturas sustentáveis, um compromisso genuíno partilhado por várias das suas empresas associadas que já implementam. tecnologias e sistemas ecologicamente corretos, como as indústrias cimenteiras, que possuem certificações internacionais.

A Câmara de Construção de Santa Cruz também trouxe para a Bolívia o modelo de certificação Edge para obras sustentáveis ​​e capacitou mais de 50 profissionais como Edge Expert em todo o país.

Com o apoio de organismos de cooperação internacional, como o PNUD e o Pacto Global, a CADECOCRUZ e sua Fundação Construyendo estabeleceram a Mesa Redonda Boliviana de Infraestrutura Sustentável, da qual participam instituições técnicas e acadêmicas, representantes de municípios e governos municipais de Santa Cruz. , La Paz e Cochabamba.

A instituição integra também as tabelas do Pacto Global sobre Cidades Sustentáveis, Finanças Sustentáveis, Governança, e desenvolve diversas atividades como networking, formação, certificação laboral, no âmbito de acordos com a Embaixada da Suécia, Grã-Bretanha, universidades, entre outros entidades..

Os cenários de cooperação e alianças estratégicas com entidades públicas e privadas, academia e organizações internacionais geradas pela instituição estão definitivamente permitindo não apenas propor soluções técnicas viáveis ​​para uma variedade de problemas do setor e da região, principalmente, mas também criar um espaço do diálogo pela institucionalidade e pela contribuição da inteligência coletiva.

Atualmente, a indústria da construção na Bolívia enfrenta uma situação complexa devido a vários fatores, sendo os principais: a falta de dólares que tem causado problemas nas importações e um aumento em cadeia nos preços de insumos, equipamentos e materiais de construção, e o baixo investimento público em obras de infraestruturas, tanto por parte do governo central como dos municípios e governos.

A CADECOCRUZ caracteriza-se por ser propositiva, pró-activa e atua em diversas áreas, com equipas multidisciplinares e interinstitucionais para promover não só o desenvolvimento do setor da construção, mas também da região e da economia do país. Entre aqueles com maior impacto estão:

– Regulamentação técnica, legal e financeira para atrair investimento estrangeiro para projetos e obras sustentáveis

– A implementação efectiva de uma lei de concessões

– No caso específico do Departamento de Santa Cruz, a consolidação de uma região metropolitana competitiva, planejada e sustentável, que se torne um eixo integrador do Cone Sul, com projetos estratégicos como o Hub Viru Viru, a estrada bioceânica, ligação fluvial e ferroviária, a mudança da matriz energética.