Empresa apresentará as microesferas Expancel, que, utilizadas em tintas e revestimentos, são capazes de reduzir a temperatura em edificações 

São Paulo, 8 de agosto de 2017 – Expositora e patrocinadora da oitava edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo, importante evento para a geração de negócios no mercado de construção sustentável que acontece de 8 a 10 de agosto, em São Paulo, a AkzoNobel apresentará aos tomadores de decisão do setor as microesferas Expancel. Aplicadas em tintas e revestimentos, confere a esses produtos, além de redução de densidade, propriedades de refletividade solar, com consequente redução de temperatura nas edificações.

“Essa tecnologia foi desenvolvida na Suécia e hoje está ganhando cada vez mais mercados em diversos países. Desenvolvidas com o objetivo de reduzir o peso dos produtos, além de agregar outras propriedades interessantes, as microesferas são utilizadas em variadas aplicações. Participar do Greenbulding Brasil é uma excelente oportunidade para apresentarmos seu aproveitamento e suas vantagens de utilização no segmento de construção civil”, explica Gunther Zaremba, gerente de Marketing Expancel da AkzoNobel para América Latina.

Com uma vasta gama de aplicações, Expancel são partículas plásticas esféricas formadas por uma casca de polímero que encapsula um gás. Quando aquecidas, a pressão interna do gás aumenta e a casca termoplástica amolece, gerando um expressivo aumento do volume. Elas podem acrescentar funcionalidade e qualidade às tintas. As propriedades do produto podem agregar valor a tintas e revestimentos, especialmente os para paredes e coberturas (à prova d’água).

O Expancel possui uma significativa capacidade de refletância solar, tanto na luz visível quanto, especialmente, na região infravermelha próxima. Isso aumenta a durabilidade do revestimento das paredes e dos telhados, mantendo o prédio fresco sob o sol. “A utilização de Expancel nesses produtos gera um potencial de redução significativa de temperatura no interior dos ambientes, dependendo do tipo de teto e materiais da construção, entre outros fatores. Portanto, há tanto o apelo de conforto térmico para os usuários como também de sustentabilidade, pela redução da necessidade de ar condicionado e ventiladores, reduzindo, consequentemente, o uso de energia elétrica”, explica Zaremba, sobre os chamados Tetos Frios (Cool Roofs).

As microesferas expansíveis Expancel possuem propriedades únicas. Elas são altamente elásticas e possuem uma cápsula impermeável a gases, mantendo seu volume e formato esférico durante a preparação e aplicação dos revestimentos. O polímero termoplástico lhes confere uma grande compatibilidade com resinas.

As microesferas Expancel estão disponíveis em diferentes tamanhos, com um diâmetro médio de 20 mícrons e densidades extremamente baixas de até 25 kg/m³. Produzidas na unidade fabril de Jundiaí (SP), são fornecidas na forma de um pó úmido ou seco.

Entre as vantagens da aplicação de microesferas em tintas e revestimentos está a redução de custos, seja pela baixa demanda de resina na formulação, sem comprometer a qualidade dos revestimentos, seja pela baixa densidade das microesferas, sendo possível reduzir significativamente o peso da lata de tinta. O resultado é uma economia de trabalho, energia e custos com transporte.

Também estão entre os benefícios a redução do tempo de secagem, distribuição mais homogênea da massa corrida e texturizados, maior durabilidade e fácil aplicação do revestimento, seja com rolo, pincel ou mesmo em spray, com uma pistola para pintura a vácuo. Uma tinta de baixo peso aplicada com rolo respingará menos em comparação às tintas convencionais. Um revestimento que contém Expancel também possui alta capacidade de preenchimento e taxa de espalhamento.

Serviço:
Greenbuilding Brasil 2017
Data/Horário: De 8 a 10 de agosto, das 10h às 20h.
Local: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, s/n – Vila Água Funda, São Paulo.
Estande AkzoNobel: D9.