A Clariant, importante empresa de especialidades químicas, introduz uma nova solução de calor e luz para cuidar das rigorosas exigências das OEMs para o interior de veículos. O ATR 146 está agora estabelecendo um novo parâmetro, visando criar uma estética mais duradora e um ambiente mais saudável dentro dos veículos do futuro, através da redução de VOC – compostos orgânicos voláteis.

Em breve disponível no mercado, o AddWorks ATR 146 é um estabilizador livre de enxofre, de baixa dosagem, para compostos de polipropileno carregados (TPO) usados em aplicações automotivas internas. Oferece, à indústria automotiva, alta performance e reduzidas emissões de VOC com uma solução simples que supera as solicitações atuais das OEMs em estabilidade de calor.

Confirmou-se que o AddWorks ATR 146 oferece excepcional estabilidade ao calor para compostos TPO, sem craqueamento de superfície reportado depois de 700 horas e com temperatura superior a 150°C quando dosado em 0.3%. Este nível de performance excede amplamente as solicitações padrões na indústria para este tipo de aplicação e supera a estabilidade ao calor em relação às alternativas atuais. Além disso, também propicia excelente performance em termos de estabilidade de luz, oferecendo proteção de longo prazo contra a descoloração.

As destacadas proteções ao UV e ao calor, mais a alta resistência a produtos como água e detergentes, permitem que peças com base em TPO como painéis de instrumentos, painéis de porta e colunas mantenham sua estética por mais tempo se comparadas com estabilizadores tradicionais. Além disso, o AddWorks ATR 146 tem grande compatibilidade com o PP-polipropileno e intrínseca estabilidade, que contribui para a redução de odores e emissões de VOC.

Emilie Meddah, líder global do segmento de aplicações automotivas da Clariant, comenta: “Hoje, mais de 50 % das peças plásticas no interior dos veículos são feitas em polipropileno. Com os aditivos AddWorks ATR 146, poderemos oferecer aos Tier Ones e OEMs a oportunidade de ir além das mais rigorosas exigências para estabilidade de calor, estabilidade de luz e emissão VOC com uma solução de baixa dosagem. Este tipo de performance avançada responde, de forma precisa, à tendência emergente no segmento para durabilidade e ambientes de VOC mais baixos, determinando o novo parâmetro para a próxima geração de peças automotivas internas.” A empresa apresentou esta tecnologia no congresso da VDI “Plastics in Automotive Engineering”, realizado em março, em Mannheim, Alemanha.