O Grupo Volkswagen e a thyssenkrupp Steel assinaram, na Feira Internacional de Fornecedores (IZB) em Wolfsburg, na Alemanha, um memorando de entendimento (MoU) para o fornecimento planejado ao Grupo Volkswagen de aço de baixo carbono proveniente da futura planta de redução direta da thyssenkrupp Steel. Este acordo reforça o compromisso conjunto das duas empresas com a sustentabilidade e a proteção climática, marcando mais um marco importante em sua longa parceria.
A planta de redução direta da thyssenkrupp Steel, prevista para entrar em operação em 2027, será alimentada por hidrogênio e eletricidade verde, possibilitando uma pegada de carbono significativamente reduzida na comparação com a produção de aço convencional. Inicialmente, a planta será operada com gás natural como agente redutor e será gradualmente convertida para o uso de hidrogênio. O produto resultante, o aço bluemint, será certificado de acordo com padrões reconhecidos e poderá alcançar o rótulo LESS de categoria A quando operado com hidrogênio 100% renovável. Essa classificação, desenvolvida pela Associação Alemã do Aço com o apoio do Ministério Federal de Economia e Ação Climática da Alemanha, oferece uma visão completa dos impactos climáticos de um produto de aço e documenta a sua produção quase sem emissões.
“Assinar este memorando de entendimento marca um passo importante em nosso caminho para a descarbonização de processos industriais-chave na Alemanha. Nossa longa parceria com o Grupo Volkswagen demonstra que, além de nosso trabalho técnico de desenvolvimento, podemos colaborar para avançar rumo a um futuro sustentável”, afirma Dennis Grimm, porta-voz da Diretoria Executiva da thyssenkrupp Steel.
Vantagens para a indústria automotiva
A Volkswagen pode se beneficiar significativamente desse processo inovador para evitar emissões de CO₂, uma vez que de 15% a 20% das emissões de um veículo elétrico são atribuídas ao aço utilizado. Além disso, esse conceito de descarbonização permite a fabricação de todo o portfólio de produtos de acordo com as especificações habituais e com qualidade premium. O aço com redução de CO₂ ajuda o fabricante de automóveis a reduzir as emissões de CO₂ na categoria Escopo 3, contribuindo para o cumprimento de suas metas climáticas. O início das entregas está previsto para 2028 e será expandido gradualmente.
“Descarbonizar as cadeias de suprimentos é um fator decisivo para o Grupo Volkswagen em sua jornada rumo à neutralidade de carbono. Queremos alcançar esse objetivo até, no máximo, 2050, e o uso de aço de baixo carbono é um passo importante para tornar as cadeias de suprimentos do Grupo Volkswagen ainda mais sustentáveis. Este MoU com a thyssenkrupp é um pilar importante em nosso foco estratégico no uso de aço de baixo carbono”, diz Dirk Große-Loheide, membro do Conselho de Administração da Marca Volkswagen responsável por Compras e membro do Comitê Executivo Ampliado da Volkswagen AG.
Soluções inovadoras de aço para a mobilidade
O aço é o material básico para a mobilidade e o preferido para a produção de veículos. Em média, são necessários 1.000 quilos de aço por veículo para diversas aplicações. O Grupo Volkswagen e a thyssenkrupp Steel têm uma parceria de longa data, especialmente no campo de soluções inovadoras e econômicas para construção leve, como a introdução de aços de alta resistência, indispensáveis principalmente por razões de segurança. A construção leve dominada pelo aço agora representa mais de 80% dos componentes dos veículos. Este conceito de material leve inclui aços formados a quente, que proporcionam resistência máxima combinada com baixo peso, essencial para estruturas de segurança, como colunas A e B ou para-choques.
A colaboração entre as duas empresas está aumentando o foco no campo da eletromobilidade. Ela abrange soluções leves e econômicas para estruturas de veículos altamente estáveis e aço elétrico para sistemas de propulsão elétrica eficientes. O aço desempenha um papel fundamental na transição para a mobilidade, não apenas como material para geradores e motores elétricos, mas também como o material de escolha para carrocerias e outros componentes estruturais de veículos elétricos. No contexto da eletromobilidade, o aço está se tornando um material cada vez mais importante, já que mais aço é necessário em veículos elétricos – devido às grandes unidades de bateria – do que em veículos a combustão. Ao combinar expertise em materiais e conhecimento de aplicação, a thyssenkrupp Steel se posiciona como um ator-chave no desenvolvimento da eletromobilidade.
A parceria entre a thyssenkrupp Steel e o Grupo Volkswagen está contribuindo para a transição da mobilidade com a cooperação planejada em aços com redução de CO₂. Ela demonstra como tecnologias inovadoras e cooperação estratégica podem criar soluções sustentáveis.
Da esquerda para a direita: Matthias Eden, chefe de Compras de Matérias-Primas Metálicas e Sistemas de Escape da Marca e do Grupo Volkswagen; Michael Bäcker, chefe de Compras de Metais do Grupo Volkswagen; Dennis Grimm, porta-voz do Conselho Executivo da thyssenkrupp Steel; e Simon Stephan, vice-presidente Sênior de Vendas Automotivas da thyssenkrupp Steel