Empresariado acredita na melhoria da situação dos negócios, aponta Pesquisa LIDE-FGV

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(Crédito/foto: Fredy Uehara/Uehara Fotografia)

Fernando Meirelles, presidente do LIDE Conteúdo e professor titular da FGV-EASP

A 122ª edição da Pesquisa Clima Empresarial LIDE-FGV, realizada com 500 CEOs, presidentes e outros líderes corporativos presentes no Almoço-Debate LIDE, realizado na segunda-feira, 8 de maio, na capital paulista, revela que os empresários acreditam na melhoria da situação dos negócios (41%), frente a 36% do mês anterior; para 16% houve uma ligeira piora (em abril o índice era 18%; e para 46% vai ficar igual (frente a 45% do mês anterior).

Apresentado no final do evento, que contou com exposição de Maria Silvia Bastos Marques, Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o levantamento coordenado por Fernando Meirelles, presidente do LIDE Conteúdo e professor titular da FGV-EASP, mostra que nesta edição de maio as administrações públicas obtiveram índice de eficiência gerencial de 4,7 para a esfera federal (em abril era 4,1); 5,7 para estadual (no âmbito do Estado de São Paulo; ante 5,6 em abril) e 8,0 para a municipal (relativa à capital paulista; em abril era 8,1). Calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o índice é uma nota de 0 a 10, resultante de três componentes com o mesmo peso: governo, negócios e empregos.

A pesquisa também apresenta crescimento do índice de clima empresarial de meio ponto percentual: 5,7 (ante 5,2 em abril e superior à média de 4,9 obtida ao longo dos Almoços-Debates realizados em 2016). Já o Cenário Político continua a ser um tema preocupante (97%) para o empresariado brasileiro, seguido pelo Câmbio (2%) e Inflação (1%). Para os líderes empresariais, o mesmo Cenário Político é o fator que mais impede o crescimento das empresas (56%) – a seguir, vêm Carga Tributária com leve redução se comparado a edição passada (24%), Nível de Procura (15%) e Taxa de Juros (5%).

Questionados sobre qual área que o Brasil mais precisa melhorar, o empresariado aponta, justamente, a Política (36%) e também a Educação (31%) como as principais, seguidas por Infraestrutura (19%), Segurança (7%) e Saúde (7%).

Esta edição do Almoço-Debate LIDE contou com o patrocínio de grandes empresas: ATHIÉ WOHNRATH, BRAGA NASCIMENTO & ZILIO, COSAN, CYRELA, GOCIL, MULTIPLAN e SBCOACHING. Como fornecedores oficiais, a AMIL, CDN COMUNICAÇÃO, CORPORATE IMAGE, EASY, ECCAPLAN, MULT-ART EVENTOS, RUBENS DECORAÇÕES, TRÊS CORAÇÕES e VINCI. As rádios ANTENA 1 e JOVEM PAN; jornal DCI, PR NEWSWIRE, revista e TV LIDE foram mídia partners do evento.

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