Embalagens

Milliken participou da FISPAL Food Service 2017 com clarificante que proporciona maior transparência em embalagens termoformadas em polipropileno

NX UltraClear confere ao polipropileno (PP) altíssima transparência, aliando aspectos ideais para embalagens alimentícias, incluindo o uso em micro-ondas, a vantagens ambientais e comerciais do material.

Fazer refeições fora de casa virou necessidade e hábito de boa parte dos brasileiros. É um mercado que movimentou no ano passado R$ 154 bilhões, segundo a ABIA (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação), e tem fôlego para crescer ainda mais. Os principais atores desse segmento estiveram na FISPAL Food Service 2017 – 33ª Feira Internacional de Produtos e Serviços para a Alimentação Fora do Lar. Entre eles, a Milliken, empresa global de especialidades químicas, revestimento e materiais de alto desempenho, que levou ao evento um dos seus produtos mais inovadores para embalagem de alimentos: o clarificante concentrado NX UltraClear. A Fispal Food Service 2017 aconteceu de 6 a 9 de junho, em São Paulo, no Expo Center Norte.

O NX UltraClear proporciona às embalagens em polipropileno (PP) altíssima transparência, ideal para recipientes cujo conteúdo precisa estar protegido e à vista do consumidor, além de poder ser usado em forno micro-ondas. A ação do clarificante é capaz de superar o tradicional aspecto translúcido do PP em embalagens termoformadas (moldadas em altas temperaturas), criando uma transparência similar àquela do PET e PS (poliestireno), mas com os benefícios ambientais e de desempenho do material.

De acordo com Edmar Nogueira, gerente técnico da Milliken, “embalagens transparentes permitem que o consumidor possa verificar ainda nas gôndolas dos supermercados ou das lojas de conveniência o aspecto geral dos ingredientes das refeições prontas ou semi-prontas”. Segundo uma pesquisa encomenda pela empresa a um instituto americano, há ainda uma “necessidade emergente” demonstrada pelos consumidores de que essa alimentação seja “conveniente”, “rápida” e “saudável”. “Isso importa diretamente na qualidade e segurança da embalagem, pois terá de resistir pelos caminhos percorridos entre o freezer, a sacola (para a casa ou para o trabalho) e o fogão (ou micro-ondas), explica Nogueira.

As vantagens de usar o PP estão na baixa pegada de carbono durante a produção da resina, baixa densidade do material e altos valores de recuperação de energia. De acordo com a Milliken o PP consome uma menor quantidade de energia durante sua produção, quando comparado com outros plásticos, e sua baixa densidade resulta em menor volume de resíduos. É um plástico ideal para a economia circular. A diferença de peso entre embalagens de PP e outros materiais está normalmente entre 15% e 20% a menos para o polipropileno. A resistência ao calor do PP permite o uso em micro-ondas agregando conveniência à embalagem.

Além do uso em termoformagem o clarificante Millad NX8000, presente no concentrado, também é utilizado em outras aplicações como frascos, utensílios domésticos e outros recipientes.