Penetron Brasil, multinacional americana, tem soluções para impermeabilização e cristalização integral com a tecnologia autocicatrizante para módulos pré-moldados do túnel Santos/Guarujá
A empresa Mota-Engil venceu o leilão do túnel Santos/Guarujá e marca o início de uma nova era de infraestrutura no Brasil com túneis imersos. Com 870 metros de extensão submersa e investimento de R$ 6,8 bilhões, o projeto apresenta desafios técnicos únicos relacionados à impermeabilização e proteção do concreto em ambiente marinho. A Penetron Brasil, multinacional com mais de 50 anos de expertise em soluções de impermeabilização e proteção química do concreto com a tecnologia exclusiva de cristalização autocicatrizante para garantir a estanqueidade da estrutura e aumentar a durabilidade do projeto em condições de alta agressividade da água marinha.
Vale destacar que o túnel Santos/Guarujá será construído com o método de construção por módulos pré-moldados, tecnologia consolidada em países como Holanda, Japão e China, mas inédita no Brasil. Serão seis módulos de concreto armado fabricados em doca seca para, em seguida, serem transportados por flutuação e submersos no leito do canal portuário. Cada módulo contará com câmaras internas de ar durante o transporte, sendo posteriormente posicionados a 21 metros de profundidade por meio de sistemas hidráulicos. Nesse sentido, o processo de submersão é monitorado por sensores eletrônicos e exige máxima estanqueidade desde a fase de fabricação.
“Devido à necessidade de proteção química e estanqueidade dos módulos pré-moldados de concreto, atualmente, a solução Penetron é a única capaz de atender a todos os requisitos de impermeabilização, proteção química, aumento da durabilidade e redução da necessidade de intervenções de reparo e manutenção em um único produto. Com isso, obtêm-se segurança, velocidade de execução do cronograma da obra e redução de custos a curto, médio e longo prazo. Além disso, vale destacar que, por exigência de projeto, a vida útil da estrutura deve maior que 100 anos: é neste ponto que a Penetron pode contribuir com soluções que garantam a proteção, estanqueidade e prolongamento da vida útil requerida”, afirma Cláudio Ourives, engenheiro e CEO da Penetron Brasil.
Classificação de agressividade e requisitos normativos
O ambiente marinho onde será instalado o túnel enquadra-se na Classe IV de agressividade ambiental, conforme NBR 6118:2014, caracterizada por alto risco de deterioração devido ao ataque de cloretos e sulfatos. O contato permanente com a água do mar pode acelerar os processos de deterioração do concreto e corrosão das armaduras de aço, comprometendo estruturalmente a obra ao longo do tempo.
“As estruturas que têm contato direto com o ambiente marinho estão entre as mais suscetíveis à deterioração por ataque de cloretos e sulfatos. Por isso, em projetos de túneis imersos, é indispensável pensar também na impermeabilização e proteção química das estruturas no longo prazo, já que as intervenções de manutenção e reparos podem ser mais difíceis, além da necessidade de interromper a operação do túnel para realizá-las. Por isso, utilizar uma tecnologia capaz de tornar a estrutura estanque e, ao mesmo tempo, garantir a autocicatrização de fissuras passivas de até 0,5 mm é fundamental”, explica Ourives.
Outro ponto importante destacado pelo engenheiro é que “a propriedade autocicatrizante, adicionada por aditivo no momento da construção dos módulos pré-moldados, oferece permeabilidade zero da estrutura e ainda melhora o desempenho da estanqueidade ao longo dos anos. Ou seja, a impermeabilização da estrutura se torna cada vez melhor, em vez de diminuir com o passar do tempo, como ocorre com as soluções impermeabilizantes convencionais”.
Tecnologia de cristalização integral autocicatrizante para concreto pré-moldado
Com tecnologia de ponta, o Penetron Admix representa a solução técnica mais adequada para os módulos pré-moldados do túnel imerso Santos/Guarujá. Trata-se de um aditivo para impermeabilização por cristalização integral autocicatrizante, adicionado diretamente ao concreto durante a produção nas docas secas. O sistema funciona a partir de compostos químicos ativos que reagem com a umidade do concreto fresco e com os produtos da hidratação do cimento, formando uma estrutura cristalina insolúvel nos poros e capilares. Essa cristalização torna o concreto permanentemente selado contra a penetração de água e outros líquidos, mantendo-se ativa durante toda a vida útil da estrutura. Seguem algumas características técnicas da solução:
- Autocicatrização: Capacidade de selar automaticamente fissuras passivas de até 0,5 mm sem intervenção humana ao longo de toda a vida útil da estrutura;
- Resistência a pressões hidrostáticas: Eficaz tanto no lado positivo quanto no negativo da estrutura;
- Proteção química: Alta resistência a cloretos, sulfatos e outros agentes marinhos agressivos;
- Rastreabilidade: Componente rastreador permite verificação da aplicação via teste com luz ultravioleta;
- Durabilidade: Ganho de vida útil acima de 60 anos em relação a concreto não aditivado com solução cristalizante e autocicatrizante.
Sustentabilidade e viabilidade econômica
A tecnologia de cristalização integral autocicatrizante contribui para a sustentabilidade do projeto ao reduzir significativamente a pegada de carbono. Estudos técnicos e ensaios da Penetron International indicam que soluções de cristalização autocicatrizante podem reduzir as emissões de CO₂ em até 65% no ciclo total da estrutura, chegando a 90% na redução específica de emissões por manutenções e reparos. Economicamente, a aplicação durante a fase construtiva representa investimento 125 vezes mais econômico que intervenções corretivas posteriores, de acordo com o princípio fundamental da Lei de Sitter aplicado a estruturas de alta complexidade logística como túneis submersos.
Dessa forma, o túnel Santos/Guarujá estabelece um novo patamar técnico para a engenharia brasileira. A aplicação bem-sucedida de tecnologias de cristalização integral autocicatrizante em ambiente marinho pode viabilizar futuros projetos de infraestrutura costeira, contribuindo para o desenvolvimento de competências nacionais em obras submarinas. Além disso, a expertise de mais de 50 anos em impermeabilização e proteção química de estruturas de concreto da Penetron International oferece uma vantagem estratégica para o setor no Brasil, especialmente considerando o potencial de expansão portuária e projetos de mobilidade urbana em regiões litorâneas brasileiras.
Sobre a Penetron Brasil
A Penetron Brasil integra o grupo americano Penetron International, fundado na década de 1970 e presente em 105 países. Especializada em impermeabilização e proteção do concreto, desenvolve a única tecnologia de cristalização integral com autocicatrização permanente. Certificada ISO 14001 e em conformidade com normas internacionais GREENGUARD Gold, EPD e SGLS, atende projetos em condições extremas de agressividade. Para mais informações: www.penetron.com.br.