Violino com fibra de carbono é desenvolvido por estudantes da FEI para a 37° MecPlena da faculdade

0
495

          Foto | Leonardo Britos

Protótipo não sofre com degradação como a madeira, além disso, minimiza a mão de obra artesanal durante a confecção do instrumento;

Outros trabalhos de conclusão de curso serão apresentados no evento do próximo dia 11

 

A FEI realizou no dia 11 de dezembro, a 37º MecPlena, evento que reuniu os trabalhos de conclusão de curso dos alunos de Engenharia Mecânica da Instituição. Entre os projetos que foram apresentados estava o Sonorus, um violino desenvolvido com fibra de carbono e com as ferramentas da engenharia, que pretendeu mostrar que é possível relacionar a música com a área.

O violino possui diversas campos para serem analisadas dentro do conhecimento da engenharia mecânica como por exemplo as vibrações, engenharia dos materiais, acústica, entre outros.  No Sonorus, os estudantes analisaram as partes do instrumento musical, as forças atuantes, as vibrações geradas, a importância do material de fabricação e a acústica do instrumento usando ferramentas de engenharia.

Segundo Alessandro Mastrocola, membro da equipe do projeto Sonorus, entre os pontos positivos do projeto está que o violino com fibra de carbono “não sofre com degradação como a madeira, além disso, minimiza a mão de obra artesanal durante a confecção do instrumento e facilita a obtenção de matéria prima com propriedades padronizadas”.


violino
Foto | Leonardo Britos

Além do projeto Sonorus, outros trabalhos de conclusão de curso dos estudantes de Engenharia Mecânica da FEI foram apresentados na 37º ExpoMecPlena da Instituição. Confira os demais projetos:

  • Turbocraft: Barco aerodinâmico capaz de flutuar em superfícies como a água, a terra, a areia, a grama ou até mesmo a neve.
  • Hamburger Factory – Máquina capaz de fabricar hambúrgueres, contendo as etapas necessárias, desde a moagem da carne até a formação do alimento com alta qualidade gastronômica.
  • Íkaros V.A.N.T – Estudo de um veículo Aéreo Não Tripulado movido por motor(es) elétrico(s), alimentado(s) por energia solar.
  • Oven Rolling – Forno de esteira contínuo que tem por objetivo, aumentar a eficiência e produtividade para a produção dos alimentos, além de reduzir os custos e a mão de obra empregada.
  • Snackmach – Máquina de produção semi industrial de salgados e doces, de fácil operação e mobilidade, projetada com os conceitos básicos da engenharia.
  • Purified – Projeto de captação da água do mar, direcionando –a para uma estação de pré-tratamento, dessalinização por osmose reversa, pós-tratamentos e armazenagem de água pronta para distribuição.
  • Projeto Delta P – Estudo para aumentar a capacidade de captação dos reservatórios que servem a região da grande São Paulo.
  • Water TEC – Máquina projetada para a perfuração de poços de até trezentos metros de profundidade.
  • Eco Solutions – Sistema de tratamento para o esgoto coletado, utilizando-se de uma estação de tratamento de esgoto modular, comunitária e de pequena escala. Esta estação de tratamento poderá preencher a lacuna existente entre as fossas sépticas e as estações de tratamento de esgoto.
  • Máquina Instantânea de sorvete – Congela alimentos selecionados pelo consumidor até assumirem a consistência de sorvete, tendo o processo de preparo não mais que alguns segundos.
  • High Pressure Reverse Osmosis – Projeto propõe viabilizar a utilização de tecnologia de osmose reversa para a dessalinização de água de origem marinha tornando-a potável com qualidade para engarrafamento.