Vencedores da última edição do Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia mantêm investimento nos trabalhos premiados

0
392

Abiquim realiza em 2015 a 14ª edição da premiação, que estimula a pesquisa e inovação na química.

Inscrições para concorrer à premiação em 2015 ficam abertas até 30 de setembro.

A Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) está com as inscrições abertas para a 14ª edição do Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia, que visa estimular a pesquisa e a inovação na área química no País, reconhecendo o mérito de projetos que demonstrem a inventividade e a criatividade de empresas e pesquisadores. Além das tradicionais categorias Empresa e Pesquisador, a edição 2015 da premiação marca a estreia da categoria Empresas Nascentes de Base Tecnológica (Startups).

A vencedora na categoria Pesquisador da última edição foi a professora da Etec Prof. Carmelino Correa Júnior/Centro Paula Souza (SP), Joana D’Arc Félix de Sousa, pelo trabalho “Pele humana para transplantes e testes farmacológicos”, que transforma pele suína em pele humana artificial com 100% de compatibilidade. A pesquisadora trabalha no aprimoramento da pele artificial e já desenvolveu o produto compatível com a pele branca. Atualmente, trabalha na síntese de melaninas para a obtenção de peles com cores compatíveis com todas as etnias. Ela também trabalha na transferência de tecnologia para tornar a pele artificial disponível em bancos de pele e hospitais. “Empresas nacionais e multinacionais manifestaram grande interesse. São indústrias farmacêuticas interessadas na produção de pele humana artificial em escala industrial para o abastecimento de hospitais e bancos de pele. Nesta fase, estamos discutindo questões contratuais”, conta Joana D’Arc.

Na categoria Empresa, a Rhodia foi a vencedora da última edição do Prêmio Kurt Politzer, com o desenvolvimento do “Amni® Soul Eco, primeiro fio têxtil de poliamida biodegradável do mundo”. A criação também recebeu o Prêmio Eco da Amcham – Câmara Americana de Comércio para o Brasil. O Amni® Soul Eco pode ser utilizado em roupas de diversos segmentos – lingerie e moda íntima, fashion, esportivo, etc. O consumidor pode identificar que a roupa foi feita a partir do fio por meio de uma etiqueta que é concedida pela Rhodia apenas às empresas homologadas, ou seja, aquelas cuja confecção foi avaliada em laboratório pela Rhodia para atestar que têm em sua composição o fio inteligente. Em novembro, o Amni® Soul Eco será apresentado oficialmente ao mercado internacional durante a ITMA Milão 2015, principal feira têxtil do mundo.

Prazo para inscrições para o Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia 2015 termina neste mês. Podem concorrer ao Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia 2015 trabalhos da área química de melhorias de processos, produtos e serviços já existentes no mercado, assim como aqueles que envolvam o desenvolvimento de processos, produtos, aplicações e serviços pioneiros.

Na categoria Empresa, podem participar as organizações que tenham desenvolvido no Brasil projetos e cases de inovação tecnológica na área química que levem à modernização e ao aumento da competitividade do parque industrial brasileiro. Na categoria Pesquisador, podem participar os profissionais que tenham desenvolvido projetos na área química com potencial de aplicação industrial. Já na nova categoria, Empresa Nascente de Base Tecnológica (Startup), podem ser inscritos projetos nacionais desenvolvidos por companhias em estruturação empresarial, sem posição definida no mercado, inseridas ou não em incubadoras, que busquem oportunidades em nichos de mercado com produtos ou serviços inovadores e de alto valor agregado.

Os interessados em participar devem se inscrever até 30 de setembro pelo site da Abiquim (abiquim.org.br), acessando a aba “Abiquim” e, em seguida, clicando no link para o “Prêmio de Tecnologia”, no menu azul. A premiação será realizada durante o 20º Encontro Anual da Indústria Química – ENAIQ, em 11 de dezembro, no hotel Grand Hyatt, em São Paulo.

Cada participante pode cadastrar mais de um trabalho, desde que indique a categoria a qual pretende concorrer.

 

Serviço:

Inscrições e regulamento do Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia 2015 em:
http://www.abiquim.org.br/abiquim/premio-kurt-politzer-de-tecnologia/apresentacao