tm
Novo Centro de Distribuição da Uberlândia Refrescos busca Certificação LEED

Pensar em obras visando preservar o meio ambiente, sustentabilidade e conscientização ambiental torna-se cada vez mais uma tendência no mercado. Para tanto, foi criada a Certificação LEED, que avalia em parâmetros gerais: uso racional da água; eficiência energética; redução, reutilização e reciclagem de materiais e recursos; qualidade dos ambientes internos da edificação; espaço sustentável; inovação e tecnologia e atendimento a necessidades regionais. No Brasil, um dado chama a atenção: o país ocupa a 4ª colocação mundial no ranking global de construções sustentáveis com a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), que está presente em 165 países. No total, são 1.226 projetos registrados, dos quais 404 já certificados.

Em Uberlândia, cidade localizada no Triângulo Mineiro, a Uberlândia Refrescos, franquia da Coca-Cola na região, instala o novo Centro de Distribuição (CD), com foco na certificação LEED. Para alcançar esse objetivo, a empresa contratou a empresa Rio Verde, de Limeira – SP, para assumir a construção da obra. Em processo avançado, o novo CD já encontra-se em processo de finalização e para constatar todos os procedimentos realizados para obtenção da certificação, a construtora recebe visitas constantes da consultoria de Certificação LEED Petinelli, que atesta todas as etapas da obra.

Segundo Luiz Traba, gerente industrial da Uberlândia Refrescos, a obra é uma grande conquista para a cidade, empresa e as futuras gerações. “Desenvolver estrutura com consciência ambiental é uma preocupação que todas as empresas e sociedade deviam ter como preceito. Da fundação ao acabamento da obra, tudo foi pensado visando otimização de recursos, preservação de áreas verdes e aproveitamento de recursos naturais como água, luz solar, energia. Enfim, essa é uma necessidade que cada vez mais torna-se essencial para manter o negócio e contribuir para o meio ambiente”, disse Traba.

Visita técnica

Para conhecer mais sobre a obra, alunos do curso de engenharia civil da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realizaram visita técnica no novo CD. Os alunos puderam conhecer as atividades e realizações na obra, focando o estudo no desenvolvimento sustentável. De acordo com Ana Laura Berger, integrante da Comissão Científica da XI SEECIV (Semana da Construção Civil), a visita foi de grande valia para os estudantes, futuros profissionais, pois, além da importância de tratar da sustentabilidade puderam ver o planejamento e execução de obras que visam a certificação LEED. Ana Laura destacou a importância de obras como essa: “é notável como nós não nos atentamos para os grandes feitos que possuímos próximos a nós, por isso, acredito que essa visita contribuiu para nosso aprendizado e compartilhamento de informações”, pontuou.