Parque Tecnológico esteve na BIO International Convention que aconteceu em San Diego, na Califórnia (EUA)

O Supera Parque de Inovação e Tecnologia participou, entre os dias 19 e 22 de junho, da BIO International Convention, em San Diego (CA), nos Estados Unidos. O evento é o maior encontro de biotecnologia do mundo e todos os anos reúne os líderes da indústria de mais de 70 países para compartilhar ideias, experiências e conhecimentos sobre inovação em biotecnologia.

A participação no evento teve como objetivo divulgar e internacionalizar as inovações desenvolvidas no interior de São Paulo e prospectar novas oportunidades de negócios. Saulo Rodrigues, gerente da Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, explica que Ribeirão Preto é um importante polo de pesquisa, inovação e desenvolvimento de soluções na área da saúde. “Nós concentramos mais 20 empresas atuantes no setor de biotecnologia, desenvolvendo soluções como biomoléculas recombinantes para o melhoramento em reprodução e saúde animal, por exemplo”, explica.
Durante os três dias de evento, a equipe do Parque Tecnológico realizou mais de 50 interações com empresas e pesquisadores de outros países. “Um dos resultados mais positivos é uma parceria que está sendo desenhada com uma incubadora localizada na Valônia, na Bélgica”, enfatiza. “A ideia é promover o intercâmbio entre empreendedores e entre as equipes das incubadoras, além de uma troca de experiências sobre as boas práticas de empreendedorismo e inovação”. Rodrigues explica, ainda, que foi possível buscar parcerias para as empresas ligadas ao Parque. “Nós captamos as novidades do setor, buscamos novos parceiros e possíveis negócios que possam alavancar ainda mais o desenvolvimento da região”, diz.

A BIO Convention é realizada anualmente desde 1993 e neste ano reuniu mais de 16 mil participantes. O Supera Parque participou com um estande no Pavilhão Brasil, que ocupou no total 230 metros quadrados, tendo como parceiro a APEX-Brasil.

Números

Em 2017, a BIO International Convention reunião mais de 16 mil delegados, de 74 países, além de 3,5 mil organizações participantes e mais de 1,8 mil expositores. Foram realizadas mais de 41 mil reuniões de parcerias, número 16% que o realizado em 2016.

Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia 12.000 empresas em 80 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para cerca de 200 mercados. A Apex-Brasil também desempenha um papel fundamental na atração de investimento estrangeiro direto (IED) para o Brasil, trabalhando para identificar oportunidades de negócios, promovendo eventos estratégicos e prestando apoio a investidores estrangeiros interessados em alocar recursos no Brasil.

Supera Parque
O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto é resultado de uma parceria entre a Fipase, a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios. Ao todo, são 63 empresas instaladas no Parque, sendo: 43 delas na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; 15 empreendimentos no Centro de Negócios e 5 na aceleradora SEVNA Seed.