Solvay lança novo polímero especial e expande participação no mercado brasileiro de embalagens de alimentos

0
469

A Solvay, importante fornecedora de polímeros especiais para diferentes segmentos industriais, incluindo o de embalagens para alimentos, está fazendo o lançamento no mercado brasileiro do Solvera PFPE, um polímero especial que confere barreira contra óleo e gordura a superfícies de papel ou papel-cartão. O lançamento de Solvera PFPE permitirá à empresa entrar em um novo subsegmento do mercado de embalagens de alimentos no país, mais especificamente, no vigoroso e rentável universo do fast food.

 

Fabricado na Itália, o Solvera PFPE já é usado nos Estados Unidos e Europa para produzir itens como papéis que embrulham sanduíches, caixinhas de batatas fritas ou nuggets, sacos de pipoca de micro-ondas e embalagens de ração para animais domésticos. Ao conferir aos materiais uma barreira que impede a infiltração de óleo e gordura, ele proporciona aos consumidores mais conforto e higiene na hora da manipular os alimentos.

 

A Solvay já atua no setor de produtos para embalagem de alimentos com duas linhas de polímeros especiais baseadas em PVDC, comercializadas sob as marcas Diofan e Ixan, destinadas a aplicações em embalagens para carne e queijo. A entrada no subsegmento de papéis para embalages de alimentos está associada à nova regulação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) relativa a materiais que têm contato direto com alimentos.

 

A fim de maximizar a segurança e impedir eventuais contaminações dos alimentos, a norma acabou colocando para escanteio produtos concorrentes até então utilizados pela indústria local e evidenciou os diferenciais do Solvera PFPE.  Além de atender aos novos requisitos, o produto oferece vantagens para os fabricantes deste tipo de papel, como melhor desempenho e facilidade de uso no processo. “Trata-se de uma conquista importante. Em linha com nossa estratégia de diversificação, entramos em um novo segmento de produtos para o mercado de embalagens, ofertando uma solução com alto valor agregado. Temos expectativas de grandes resultados para a empresa”, diz Andreas-Thomas Savvides, diretor da unidade global de negócios Specialty Polymers na América do Sul.

 

Segundo Savvides, os setores prioritários são papéis com gramaturas mais finas para embalar sanduíches das redes de fast food e sacos de pipoca. “Os maiores fabricantes de papel OGR (do inglês Oil and Grease Resistant) no Brasil já se tornaram clientes, o que significa um volume considerável de vendas”, acrescenta. Para o futuro, a unidade global de negócios Specialty Polymers está de olho na aplicação do Solvera PFPE no papel-cartão usado na produção de caixinhas.