De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a instalação de projetos de energia solar resultará em um “volume expressivo” de novas oportunidades de trabalho. Até o momento, 3,3GW em usinas solares estão previstas para serem instaladas no Brasil até 2018 considerando os projetos contratados via leilões de energia de reserva e os projetos que foram viabilizados no mercado livre pelo estado de Pernambuco. Estima-se que para cada megawatt solar instalado sejam criados entre 20 e 30 postos de trabalho (diretor e indiretos). Sendo assim, calcula-se que algo entre 60 mil e 99 mil novas oportunidades de emprego deverão ser criadas com o desenvolvimento do mercado de energia solar brasileiro.

O número de vagas geradas pelo segmento de energia solar pode ser ainda maior, uma vez que essa conta desconsidera o potencial de empregos a serem criados com o avanço da geração distribuída (GD). De acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica, o mercado de GD fechou 2015 com 1.731 instalações ou 16,5 MW de capacidade. Em comparação com 2014, quando existiam 424 conexões, houve aumento de 308%.

A Blue Sol – Energia Solar, empresa pioneira e referência no desenvolvimento de sistemas e projetos para geração de energia solar fotovoltaica no Brasil, é uma das que se destacam na formação de mão de obra capacitada para o segmento. Luis Otávio Colaferro, sócio-fundador e diretor de treinamentos da companhia, afirma que há muitas pessoas de áreas afins que veem no mercado fotovoltaico uma oportunidade de empreendedorismo. A Blue Sol já formou mais de 4.800 profissionais em quatro anos de cursos. Dois terços desse público são de pessoas com formação técnica em elétrica, eletrônica ou engenharia. Outra parte é formada por arquitetos, corretores de imóveis, empresários e até profissionais que fizeram carreira no setor elétrico, mas agora enxergam na energia solar a oportunidade de ter seu próprio negócio. Segundo a base de dados própria da Blue Sol, cerca de 60 empresas por mês iniciaram suas atividades no setor.