Saint-Gobain é eleita uma das 100 empresas mais inovadoras do mundo

0
1797

A Saint-Gobain,  foi anunciada como uma das empresas mais inovadoras do mundo pelo ranking Top 100 Global Innovators, da Clarivate Analytics. É o sétimo ano seguido que o grupo entra para a lista.

Com cerca de 4 mil colaboradores ao redor do mundo dedicados a pesquisa e desenvolvimento, a Saint-Gobain investe mais de 430 milhões de euros por ano na área. Hoje, o grupo francês tem mais de 900 projetos de P&D em progresso, e um conjunto de inovações que permite o lançamento de novas soluções a cada ano. Um em cada quatro produtos vendidos atualmente pelo grupo não existia há cinco anos.

Além de projetos específicos em cada atividade, a Saint-Gobain apoia, por meio de programas específicos, iniciativas para redução das emissões de carbono, e atua em três áreas principais: materiais e processos, ciências das edificações, transformação digital e tecnologia emergente associada.

“Para continuar a oferecer aos clientes novas soluções, nós registramos mais de 450 patentes por ano”, disse Armand Ajdari, Vice-presidente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Grupo Saint-Gobain. “Assim fortalecemos nossa liderança em diversos mercados”.

Conheça a seguir cinco motivos pelos quais a Saint-Gobain leva o setor de construção para o topo da inovação no Brasil e no mundo:

  1. Centros de Pesquisa & Desenvolvimento

A Saint-Gobain investe cerca de €450 milhões por ano em projetos feitos em seus oito centros transversais de Pesquisa e desenvolvimento no mundo. O Brasil abriga desde 2016 um centro de P&D, que é o único Centro de Pesquisa & Desenvolvimento do Hemisfério Sul. Localizado na cidade de Capivari (SP), o Centro recebeu R$ 55 milhões em investimentos para sua construção. O resultado é o desenvolvimento de produtos que atendem às necessidades do mercado brasileiro.

  1. Patentes

O investimento em pesquisa traz resultado em números. A Saint-Gobain registra mais de 450 patentes novas por ano. Como resultado, de cada quatro produtos vendidos, um foi desenvolvido nos últimos cinco anos. Isso comprova que a empresa está comprometida em adiantar as demandas do amanhã.

  1.  Soluções inteligentes e sustentáveis

A empresa trouxe ao Brasil um sistema de construção a seco, rápido, limpo, sustentável e com custo acessível, que pode ser usado em todos os tipos de construção – das mais populares às de alto padrão. A novidade já foi usada em projeto do “Minha Casa, Minha Vida”, em Ponta Grossa (PR).

  1. Internet das coisas

A Saint-Gobain também desenvolveu um sensor inédito e exclusivo para medir os níveis de conforto de um ambiente em quatro aspectos: umidade do ar, luminosidade, temperatura e qualidade acústica. Do tamanho de uma caixa de fósforos, o sensor MC 350 usa tecnologia IoT e pode ser conectado ao smartphone.

  1. Indústria 4.0

Os cobots já são realidade nas plantas da Saint-Gobain! Os robôs colaborativos foram integrados em diversas unidades industriais, fazendo com que a empresa seja pioneira na utilização dessa tecnologia nos setores em que atua.