SAERTEX apresenta novo tecido de vidro UD de alta resistência para pás de rotor de turbina eólica

A SAERTEX apresentou o mais recente desenvolvimento de material de reforço em fibra de vidro, para utilização na fabricação de pás de rotores de turbinas eólicas. Este tecido unidirecional de alta resistência alcança resistência à tração até 20 % superior aos tecidos tradicionais. Além disso, aprimoramentos na fabricação do tecido permitem sua colocação no molde sem o aparecimento de rugas, reduzindo o tempo de colocação das camadas do tecido (lay-up time)

0
87

As pás de rotores de turbina eólica são expostas a fortes forças mecânicas. Quanto mais leves os materiais utilizados, mais eficiente e econômica é a forma como a turbina opera. Desta forma, componentes de baixo peso dominam o mercado na produção de modernas turbinas eólicas. Ao se posicionar as fibras numa direção específica, as peças de compósitos fabricadas com materiais entrelaçados multiaxiais fazem com que seja possível transferir os estresses gerados na direção da carga aplicada, de uma maneira ideal. O spar cap da pá do rotor é um dos elementos em compósitos mais expostos aos altos estresses.

A SAERTEX busca maiores valores mecânicos e manuseio de material simplificado através de um avançado desenvolvimento de tecidos unidirecionais usados no spar cap. As fibras agora permanecem esticadas e isso proporciona um componente em compósitos com resistência à tração até 20% superior aos tecidos de vidro UD convencionais. Durante a infusão, os acúmulos da resina entre os fios da fibra também são minimizados, o que melhora a qualidade do laminado. Posicionar o tecido no molde sem rugas não apenas simplifica o manuseio para o cliente, mas também encurta o tempo de lay-up durante a fabricação da pá do rotor em até 15%.

 

“Trabalhamos para atender às exigências sempre crescentes das pás eólicas na geração de energia. As turbinas estão se tornando cada vez maiores, e isso implica grandes demandas na estabilidade e rigidez (flexural) dos materiais de reforços usados nas pás. Os novos tecidos de vidro UD são uma resposta às necessidades do mercado e garantem, aos nossos clientes, uma qualidade mais elevada em suas peças de compósitos”, disse Steffen Baitinger, da área Tecnologia de Aplicação de Energia Eólica da SAERTEX.

Sobre a Saertex

Uma empresa familiar, a SAERTEX, com vendas de aproximadamente 350 milhões de euros (2017), é líder global no mercado de manufatura de tecidos multiaxiais industriais e materiais de núcleo para a fabricação de peças em materiais compósitos. Clientes nas indústrias de energia eólica, aviação, automotivo, esportes e náutico obtêm ganhos em leveza, estabilidade e resistência à corrosão graças aos materiais de reforço com fibras de vidro, carbono e aramida da SAERTEX. Particularmente nos setores de construção naval, transporte, óleo & gás e construção, a SAERTEX oferece suporte de engenharia para substituir o aço pelos compósitos – desde o cálculo e processo de desenvolvimento até a produção em série.

Com cerca de 1400 funcionários, 15 sites de produção em cinco continentes, e uma ativa rede de vendas em mais de 50 países, o Grupo SAERTEX está focado em satisfazer as crescentes demandas globais para as soluções de alta tecnologia em CFRP (compósitos de fibra de carbono) e GFRP (compósitos de fibra de vidro).