A SABIC procura crescer em mercados chave nas Américas, com soluções de materiais comprovadas e conhecimento especializado

0
351

A SABIC, importante fornecedora da indústria química, está expondo na NPE 2018 seu foco no crescimento conjunto com seus clientes em mercados chave, aproveitando seus conhecimentos do mercado, profunda especialização no desenvolvimento de aplicações e expandindo continuamente seu portfólio de produtos de poliolefina, termoplásticos de engenharia e materiais especializados. Esses mercados incluem tubulações e serviços de utilidades, embalagens com paredes finas, tampas e lacres, e higiene pessoal. O stand da empresa (S19001) apresenta aplicações em cada uma dessas áreas, que se beneficiam do uso dos materiais da SABIC e do suporte técnico no design de aplicações.

“Para cada um desses mercados, montamos equipes comerciais para nos concentrarmos no desenvolvimento de plataformas tecnológicas dedicadas, assim como novos produtos, para clientes desses segmentos” – disse Abdulrahman Al-Fageeh, vice-presidente executivo da SABIC para a unidade de negócios de Petroquímicos. “Instruímos essas equipes a fundamentarem todas as inovações, serviços e apoio ao desenvolvimento de aplicações conforme as necessidades atuais e emergentes dos clientes.”

A SABIC já oferece uma variedade de tecnologias em materiais que atendem aos clientes desses mercados, incluindo produtos à base de espumas e polímeros, um amplo espectro de produtos de polipropileno, polietileno, termoplásticos de alto desempenho e muito mais. Agora, a empresa está investindo em expandir o acesso a essas tecnologias para clientes sediados ou com operações nas Américas, de forma a atender aos segmentos acima citados, bem como aos mercados tradicionais da empresa na região, como os setores automotivo, de construção civil, de serviços de saúde e outros. “O que os visitantes estão vendo no nosso stand na NPE é fruto do nosso trabalho de transformação nos últimos anos” – disse Al-Fageeh. “Reestruturamos nossos negócios de tal forma que concentramos nosso foco no mercado e o nível de dedicação aos clientes. Nossa atenção está focada na identificação e satisfação de necessidades ainda não atendidas de nossos clientes, produzindo soluções inovadoras e duráveis. Acreditamos que essa abordagem focada no mercado nos permitirá ajudar a estimular o desempenho daqueles que optarem por fazer negócios conosco como seu fornecedor de confiança de longo prazo.”

Compromisso com o crescimento nas Américas

Al-Fageeh acrescenta que a SABIC definiu metas bastante ambiciosas para o crescimento nas Américas, em especial nos Estados Unidos. Na verdade, ele destacou o objetivo da SABIC em dobrar sua participação em termos de fabricação no país nos próximos cinco anos, aumentando suas vendas, dos atuais três milhões de toneladas/ano para cerca de seis milhões de toneladas/ano até 2022.

“A SABIC tem como meta os Estados Unidos e a região das Américas como uma região estratégica para o crescimento, que será baseado em nossos produtos químicos comprovados, nossa capacidade de desenvolvimento de aplicações de padrão internacional e nosso compromisso em ajudar nossos clientes a terem êxito” – disse Greg Adams, vice-presidente da SABIC nas Américas. “Por fim, os clientes se beneficiarão à medida que ampliarmos nossa linha de materiais avançados para que possam atuar em oportunidades melhores em colaboração conosco, nos próximos projetos de seus respectivos setores.”

Esta inovação exclusiva permite a criação de produtos de polietileno especial para atender ao aumento da demanda por embalagens flexíveis. A inovação é a tecnologia LLDPE C6 com catalisador metalocênico de propriedade da SABIC. O catalisador metalocênico é uma tecnologia avançada para fabricar produtos de polietileno altamente diferenciados e de valor agregado para várias aplicações que exigem propriedades excepcionais.

Sustentabilidade – Aumento da reciclagem de alta qualidade

A SABIC se empenha para atingir maior crescimento nas Américas e em todas as partes do mundo. Por isso, a empresa está também demonstrando seu foco continuado na sustentabilidade. Na verdade, a SABIC emergiu como uma das primeiras na indústria química a estar empenhada com o aumento da reciclagem de alta qualidade para reprocessar produtos químicos e resíduos plásticos mistos, tornando-os materiais utilizáveis.

A empresa reconhece a oportunidade de reciclar quimicamente os resíduos plásticos que hoje estão sendo incinerados ou utilizados para aterros sanitários. Por meio de seu know-how e recursos, a SABIC está bastante empenhada com o aumento dos processos de reciclagem de alta qualidade para reciclagem química de resíduos plásticos mistos para o polímero original. Além disso, a empresa decidiu ajudar a reduzir o fluxo dos resíduos.

Destaques do stand da SABIC na NPE 2018

Além de expor soluções para novos segmentos, a SABIC está dando destaque na NPE 2018 a uma ampla gama de materiais inovadores, tanto na linha de petroquímicos e plásticos especiais para utilização nos mercados tradicionais, como o automotivo, construção, bens de consumo, serviços de saúde e transporte de massa, quanto em novas tecnologias emergentes em relação à fabricação de aditivos e compostos.

Materiais para segmentos específicos expostos no stand da SABIC apresentam uma série de aplicações exclusivas para usuários finais, utilizando as soluções mais avançadas da empresa em termos de materiais:

Automotivo:

  • Componentes estruturais de baixo peso. A tecnologia híbrida plástico-metal da SABIC, utilizando a resina NORYL GTX, pode reduzir o peso dos componentes em até 30%, em comparação ao aço de alta resistência – sem comprometer a resistência estrutural dos veículos.
  • Coluna de direção. Esta aplicação demonstra a nova carteira de produtos em  polipropileno (PP) da SABIC em franco crescimento, que proporcionam uma sensação suave e hápticos aprimorados para aplicações como componentes interiores automotivos de baixo brilho, sem pintura.
  • Carenagem aerodinâmica. Utilizando a tecnologia de Realidade Aumentada (AR), a SABIC está demonstrando como uma carenagem à base de termoplásticos para o teto pode ajudar a superar o arrasto de 2 a 4 por cento, para caminhões e proprietários de frotas. A experiência com a AR permite aos visitantes do stand conhecer os dutos de ar embutidos nas peças, que reduzem a pressão na dianteira dos veículos e aceleram o fluxo de ar sobre a superfície e dentro da própria peça.

Construção civil:

  • Pipe Skyline. A ampla carteira de materiais para tubulações da SABIC está exposta por segmento – infraestrutura, residencial, industrial, agricultura e aquicultura – em uma impressionante vitrine de tubulações que expõe os detalhes dos materiais e suas possíveis aplicações.
  • Módulo exclusivo de filtração de água. A melhor estabilidade dimensional e hidrolítica, e a alta resistência química e térmica da resina NORYL, permitem a CERAFILTEC evitar corrosão nos quadros e molduras em aço, com um projeto de módulos inteiramente moldados por injeção.

Embalagens:

  • Recipientes sustentáveis para alimentos e produtos não alimentares. Os copolímeros em PP de alto impacto FLOWPACT da SABIC oferecem ótimo fluxo e alta resistência para projetos com paredes finas, e injeção rápida, que ajuda a reduzir o uso de material e energia.
  • Tampas e lacres para embalagens. Vários tipos de tampas, lacres e mecanismos de entrega de produtos para bebidas, alimentos, aplicações com alimentos e produtos não alimentares, estão em exposição, destacando o uso de materiais de alto desempenho em PP, PEAD, LDPE, LLDPE e ETP da SABIC para essas aplicações. Entre os diversos possíveis benefícios de se utilizarem as soluções, podemos citar a ótima resistência a fissuras por tensão ambiental, que aumenta a otimização do peso e o processamento em temperaturas mais baixas, proporcionando uma redução significativa dos tempos de ciclos e do consumo de energia.
  • Tecnologia NEXLENE. O estande conta com uma gama de produtos de embalagens resistentes feitos com a tecnologia NEXLENE apresentada recentemente pela SABIC. Dentre eles, existem os graus de películas “stretch” SABIC SUPEER, que são especialmente ideais para aplicações de películas “stretch” finas e resistentes; Película “stretch” SABIC COHERE 8102 e SABIC SUPEER 8112 para envolver paletes, e película adesiva sem PVC com fabricação em PET de metaloceno da SABIC, entre outros. Esses produtos apresentam um excelente equilíbrio de propriedades e mostram o compromisso da SABIC com o espaço de embalagem.

Serviços de saúde:

  • Dispositivo de alívio de enxaqueca eNeura. O eNeura utiliza um copolímero de PC, o LEXAN, em cores personalizadas, específico para produtos de saúde, para fabricar o compartimento do seu novo dispositivo sTMS mini. O material oferece biocompatibilidade, resistência à impacto, à químicos e com baixo peso.
  • Bandeja de esterilização e proteção para braco quebrado. As peças fabricadas com os novos filamentos SABIC para a área de saúde para modelagem com deposição de material fundido possuem total biocompatibilidade, esterilização e excelente desempenho mecânico.

Higiene pessoal:

  • Produtos absorventes. Os materiais da SABIC, à base de PP, isentos de ftalatos para aplicações sem costura oferecem excelente absorção, suavidade e peso leve.

Bens de Consumo e Eletrônicos:

  • Componentes estruturais com paredes finas. A demanda por componentes estruturais em eletrônica pode se beneficiar com a nova família de produtos THERMOCOMP HMD-D de compostos dúcteis de alto módulo. Essas gradações de policarbonatos reforçados são capazes de substituir os metais de peso superior com geometria mais fina.
  • Capas moldadas para celulares. A estruturação direta a laser com compostos THERMOCOMP LDS permite ao cliente fabricar peças em 3D e ativar superfícies 3D para a metalização adequada.
  • Capa traseira para celulares em material híbrido metal-plástico. A tecnologia de nanomoldagem (NMT) envolve a injeção de resinas plásticas em uma superfície metálica.

Utilizando os compostos THERMOTUF da SABIC para a NMT, os OEMs de produtos eletrônicos podem substituir a moldagem com insertos / fundição para ajudar a obter miniaturização e expandir a liberdade de design.

Tecnologias emergentes:

  • Fitas UDMAX. O mais novo produto para fitas, UDMAX,  assegura uma excepcional tensão de ruptura para reforçar aplicações industriais como tubulações e vasos de pressão. O material contém um alto teor de fibra de vidro, impregnado com a tecnologia HPFIT™, exclusiva da SABIC.

Seção de casco de barco – Livrea Yacht. Produzido utilizando impressão 3D para peças de grande porte, o casco de duas camadas tem peso leve e resistência assegurada pelos materiais reforçados com carbono, incluindo o composto ULTEM PEI.