A SABIC novamente expande o seu crescente portfólio de materiais de manufatura aditiva com o lançamento de três novos filamentos no NPE 2018

0
837

A SABIC, importante fornecedora da indústria química, anunciou na NPE 2018, a terceira expansão, em doze meses, de seu portfólio de materiais de manufatura aditiva. Especificamente, a SABIC está lançando três novos filamentos para modelagem por deposição de material fundido: O filamento ULTEM AM1010F, para aplicações gerais em altas temperaturas, incluindo ferramentas; e os filamentos ULTEM AMHU1010F e LEXAN AMHC620F, para aplicações nos cuidados com a saúde. Estes novos e avançados materiais, que podem ser usados para fabricação de protótipos e de peças para uso final, são essenciais para a estratégia da SABIC de expandir o escopo da manufatura aditiva. A empresa também está aplicando seus amplos e especializados conhecimentos em materiais, processamento e otimização de design, assim como seu profundo conhecimento e experiência no setor de cuidados com a saúde, para melhorar tecnologias de manufatura aditiva.

No ano passado, a SABIC apresentou seus seis primeiros filamentos para modelagem por deposição de material fundido, e oito compostos THERMOCOMP AM de alta performance para manufatura aditiva de grandes formatos. No fim de 2017, a empresa anunciou um filamento único baseado na tecnologia do copolímero de policarbonato LEXAN EXL, disponível apenas na SABIC.

“Nosso compromisso de fornecer compostos e filamentos avançados e de alto desempenho aos nossos clientes para manufatura aditiva continua forte”, disse Keith Cox, gerente de negócios sênior, Manufaturas Aditivas, SABIC. O lançamento de hoje de mais três produtos de filamentos e os planos para continuar expandindo nosso portefólio de produtos de manufatura aditiva demonstram a determinação da SABIC para promover a evolução dessa tecnologia e permitir a inovação nas aplicações.

Filamento ULTEM: alto desempenho em altas temperaturas

O primeiro dos novos filamentos, ULTEM AM1010F, tem grande resistência ao calor (temperatura de transição vítrea de 217°C) e alta resistência mecânica. Ele pode ser usado em ferramentas de moldagem por injeção de ciclo curto, ferramentas laminadas com fibra de carbono e componentes automotivos. O filamento é compatível com UL94 V-0 a 1,5 mm e com 5VA a 3,0 mm.

Os filamentos do segmento de cuidados com a saúde oferecem rastreabilidade

Os novos filamentos ULTEM AMHU1010F e LEXAN AMHC620F são feitos com resinas da linha da SABIC de cuidados com a saúde, que estão incluídas na Política de Produtos de Cuidados com a Saúde da empresa e oferecem rastreabilidade. Tais políticas fornecem uma pré-avaliação da biocompatibilidade da resina de acordo com as normas ISO 10993 ou USP Classe VI, e com listagens de drogas ou dispositivos do FDA (Food and Drug Administration). O desenvolvimento de novos aparelhos de cuidados com a saúde pode se tornar mais eficiente usando esses filamentos em protótipos, pois as resinas-base estão disponíveis em linhas de moldagem por injeção para produção.

O filamento ULTEM AMHU1010F é um produto de polieterimida (PEI), fabricado a partir de resina da linha de cuidados com a saúde, ULTEM HU1010, que proporciona alta resistência ao calor. O filamento não pigmentado é biocompatível (ISO 10993 ou USP Classe VI), e as partes podem ser esterilizadas usando radiação gama, óxido de etileno (EtO) ou autoclave a vapor. O filamento é compatível com UL94 V-0 a 1,5 mm e com 5VA a 3,0 mm. O filamento de policarbonato (PC) LEXAN AMHC620F, disponível na cor branca, também é biocompatível e pode ser esterilizado com os métodos gama ou EtO. Este filamento atende ao UL94HB a 1,5 mm.

Os dois novos filamentos apresentam excelente desempenho mecânico. Podem ser adequados a uma grande variedade de dispositivos médicos, da modelagem conceitual à prototipagem funcional, chegando às peças finais. Possíveis aplicações personalizadas incluem instrumentos cirúrgicos, dispositivos de uso único e moldes. Aconselha-se aos clientes que façam seus próprios testes e análises para estabelecer o nível de segurança e adequação de tais produtos para os usos que se pretende fazer deles.