O desafio da Cardoso Cycles para encontrar a geometria mais adequada da MTB para cicloviagens em estradas de terra

Tandem é uma bicicleta feita para duas ou mais pessoas pedalarem juntas. Você já deve ter visto por aí. O que você ainda não viu é uma mountain bike tandem personalizada e feita à mão no Brasil. A novidade saiu das mãos de um paulistano Denis Cardoso, que acaba de ficar pronta!

Projetada e construída pela Cardoso Cycles, a tandem foi uma encomenda do casal Adriana Braga e Guilherme Cavallari para uma cicloviagem em estrada de terra na Europa nos próximos meses. “Fizemos todo o desenvolvimento do projeto juntos e discutimos muito antes de começar a construção do quadro”, diz Denis Cardoso, da Cardoso Cycles.

O resultado é esta robusta tandem MTB aro 26″ feita em cromoly, com suspensão Fox com curso de 160mm e componentes Shimano. A bike foi nomeada Yoshimoto Tandem em homenagem a Fabio Yoshimoto, proprietário da Saga falecido em 2011, com quem Cardoso trabalhou no projeto da primeira “29er” (bike com rodas aro 29 polegadas) construída no Brasil.

Da concepção à entrega, foram 8 meses e muitos desafios, conta o framebuilder. “Para começar, faltam informações e referências sobre o tema, depois tivemos que chegar na geometria mais apropriada para o uso da bike, incluindo o desenvolvimento de peças específicas em aço que não existem na fabricação de uma bicicleta convencional, como tubos mais grossos e mais longos, sem falar dos componentes como cabos mais compridos, mesa telescópica, pedivelas específicos e movimento central excêntrico”, explica Cardoso.

A escolha da geometria foi inspirada em modelos já existentes fabricados na Europa e Estados Unidos. “Troquei muita informação com o Guilherme, que é um cara já experiente no universo da Tandem, até chegarmos à geometria adequada”, diz. “Por exemplo, a altura da frente (head tube) foi definida de acordo com o curso da suspensão, de 160mm, o que exigiu uma frente mais alta. Já as medidas antropométricas do casal (ela com 1,60m de altura e ele com 1,85m) criaram necessidades específicas em que a altura do selim traseiro deveria ser semelhante à de um quadro tamanho 15″ de uma bicicleta convencional, enquanto que para o selim dianteiro, a altura deveria ser semelhante à de um quadro 19″. Dificilmente uma bicicleta com estas características seria encontrada pronta no mercado”, explica o framebuilder.

Por que Tandem?

É um modelo de bike que proporciona uma experiência diferente da habitual que se tem sobre uma bicicleta. A Tandem transforma a experiência que seria individual em coletiva, e possibilita que pessoas com diferentes capacidades e condicionamentos consigam pedalar em sincronia, permanecendo juntas durante toda a pedalada em uma viagem de bike.

O modelo já existe há mais de um século, e há patentes de tandem datadas de 1898. Depois da 2ª Guerra Mundial, caiu em popularidade e retornou no fim dos anos 1960. Nos anos 1970 foi fundado o Tandem Club no Reino Unido e novas tandems chegaram ao mercado pelas empresas francesas Lejeune e Gitane. Ainda nesta década foi fundada a Santana Cycles, nos EUA, loja especializada em tandems que oferece dezenas de opções prontas. Hoje, uma tandem pode ser tão moderna e tecnológica em componentes e design quanto as bicicletas individuais.

Bicicleta artesanal

Para fazer bicicletas à mão no Brasil é preciso muito amor, pois os obstáculos são muitos. “O material com o qual eu prefiro trabalhar — cromo-molibdênio — é importado e a burocracia do trâmite é desgastante. Como faço todas as funções na empresa — desde o desenho e medições, furos, soldas e acabamento, passando pela limpeza, o cafezinho, o financeiro até a entrega -, o tempo de espera de uma bicicleta artesanal varia de 30 a 90 dias, dependendo do número de bikes na fila”, esclarece o fabricante.

A Cardoso Cycles constrói quadros de bicicletas personalizadas desde 2010, e desde então já foram dezenas de unidades criadas de acordo com cada projeto. “Cada bicicleta possui uma finalidade específica e propriedades como estabilidade ou capacidade de transpor obstáculos com maior facilidade mudam completamente a característica de uma bicicleta, como alterações de ângulos, formatos, tubulação e dimensões”, explica o empresário.

Cardoso utiliza, principalmente, os tubos italianos Columbus que, com sua gama de variações, permite construir todo tipo de quadro: MTB, Estrada, Pista, 29er, 27.5, 27.5 Plus, Tandem, Cidade e outras. “Ainda não tive nenhum feedback negativo e os quadros têm garantia vitalícia, enquanto eu estiver vivo”, se orgulha Cardoso. Entre os próximos projetos da fábrica estão uma nova tandem aro 29″, uma linha de bicicletas para transporte de cargas e uma MTB 27.5 Plus.

Mais informações sobre a Cardoso Cycles no site www.cardosocycles.com