Polímeros de alto desempenho da Solvay entram na produção de nova geração de instrumentos cirúrgicos de uso único para implantes em coluna cervical

0
1366

A Solvay, importante fornecedora de polímeros especiais, está anunciando que a sua resina de poliarilamida (PARA) Ixef de alto desempenho foi escolhida pela ECA Medical Instruments para o desenvolvimento de seu novo conjunto de instrumentos cirúrgicos de uso único Cervical-One, para procedimentos de implante de coluna cervical de um e dois níveis.

O novo kit Cervical-One inclui instrumentos robustos e de design ergonômico necessários para que os cirurgiões fixem placas cervicais e fixações intercorporais, incluindo limitadores de torque de precisão e chaves. Além de eliminar o custo de cada instrumento, o design semipersonalizado também possibilita que empresas de implantes de coluna adaptem ou criem seu próprio conjunto de instrumentos de forma econômica.

Comparado com a instrumentação reutilizável, o sistema de instrumento de uso único da ECA pode eliminar os custos de reprocessamento, aumentar a eficiência da sala de cirurgia, agilizar o gerenciamento de estoque hospitalar e de centros ambulatoriais cirúrgicos, além de desempenhar um papel importante na eliminação das causas das infecções hospitalares em locais de cirurgia.

“Ao desenvolver a plataforma Cervical-One, precisávamos de um polímero especial que pudesse suportar cargas de torção, compressão e axiais aplicadas durante o procedimento”, disse James Schultz, vice-presidente executivo de vendas e marketing da ECA Medical Instruments. “O Ixef PARA oferece o desempenho mecânico robusto necessário para a fixação de placas cervicais e parafusos, e dispositivos intercorporais. Também precisávamos da sensação tátil, equilíbrio e peso esperados pelos médicos. O suporte colaborativo da Solvay durante o processo de design e apoio regulamentar proativo – de confiança em toda a indústria – revelou-se crítico na redução do nosso tempo de comercialização”.

Os compostos Ixef PARA oferecem resistência, rigidez e estabilidade dimensional parecidas com as do metal, proporcionando um acabamento superficial excepcional. O Ixef PARA é otimizado para esterilização usando radiações gama de alta energia sem alterações significativas na aparência ou no desempenho, e está disponível em uma variedade de cores estáveis. Os compostos da Solvay foram avaliados pela ISO 10993 em relação à sua biocompatibilidade de duração limitada e são respaldados por um arquivo de acesso mestre (MAF, sigla em inglês) da agência norte-americana FDA – Food and Drugs Administration.

“Esta colaboração bem-sucedida combina os pontos fortes da ECA e da Solvay – duas líderes em seus respectivos campos”, disse Jeff Hrivnak, gerente de negócios de Healthcare da unidade de global de negócios Specialty Polymers da Solvay. “À medida que os principais fabricantes de dispositivos ortopédicos continuam a fazer suas primeiras conversões para sistemas de uso único, estamos confiantes de que a nossa massa crítica combinada e a experiência relevante da indústria proporcionarão valor real aos clientes em potencial e existentes”. Para obter mais informações sobre esta aplicação e notícias relacionadas sobre polímeros especiais para cuidados de saúde, viste solvayhealthcarenews.com.