• Duto de admissão de ar da MANN + HUMMEL é feito a partir da poliamida de alta temperatura Ultramid Endure BM da BASF para moldagem por sopro
  • Solução está na produção em série do motor 2.0 litros, 4 cilindros da BMW

Os tubos que estão expostos ao desafio de passar por alta pressão, sob altas temperaturas, entre o turbo compressor e o intercooler nos carros, podem ser fabricados de uma melhor maneira: através da moldagem por sopro com a poliamida de alta temperatura Ultramid Endure D5G3 BM, da BASF. Um exemplo é o novo duto de admissão de ar, que a MANN + HUMMEL, de Ludwigsburg, fabricou para o motor twin power turbo, 2 litros e 4 cilindros do BMW Group.  O turbocompressor com intercooler integrado é usado em vários veículos, por exemplo, nas BMW Série 4, BMW Série 5 e BMW Série 7  bem como nos modelos BMW X3, BMW X4 e BMW X5.

Com o Ultramid Endure D5G3 BM (blow molding), os dutos de admissão de ar podem ser eficientemente fabricados por moldagem por sopro. A poliamida 66 da BASF, com 15% de fibras de vidro, tem uma alta resistência ao envelhecimento por calor, pode ser processada facilmente e apresenta propriedades acústicas extraordinárias. Ela resiste a temperaturas de até 220°C, em exposição contínua, podendo atingir picos de temperatura de até 240°C. A moldagem por sopro complementa o portfólio do Ultramid® Endure D5G3 BM na parte de moldagem por injeção, que se consolidou no mercado com sucesso em 2010. Igualmente aos graus de moldagem por injeção, o Ultramid Endure D5G3 BM obtêm uma ótima estabilização ao calor através de uma tecnologia bem estabelecida, que suprime a ataque oxidativo pelo oxigênio atmosférico. A proteção não se limita à superfície, mas permeia o material como um todo.

As propriedades sob medida do Ultramid Endure BM gera inúmeros benefícios para moldadores e fabricantes de automóveis: sistemas de custos favoráveis devido a temperaturas de processamento mais baixas, tempos de ciclos mais curtos e menor consumo de energia combinados com alta performance técnica, que resulta em motores duráveis e potentes. Assim, o Ultramid Endure BM mostra uma melhor relação custo-performance do que, por exemplo, o sulfeto de polifenileno (PPS) ou alumínio, convencionalmente usados na fabricação dos dutos de admissão de ar. Dentro do duto de admissão, o ar comprimido quente é direcionado do turbocompressor para o intercooler. Aqui, as pressões podem ser superiores a 2,5 bar.

Com o Ultramid Endure BM, os processadores economizam na montagem e os fabricantes de automóveis no peso dos componentes. A poliamida de alta temperatura pode substituir os tubos feitos de folhas de alumínio laminadas. Como as seções tubulares já não podem ser redondas nos pequenos espaços de instalação, os tubos de metal devem ser fabricados através do caro processo de hidromoldagem. Os tubos feitos com material da BASF, também podem ser moldados por sopro em diferentes formatos. A superfície interior permanece lisa, levando a uma menor resistência de ar, quando comparados a outros plásticos.

Estabilidade na produção

Para a moldagem por sopro, o plástico também precisa apresentar uma resistência à fundição e propriedades expansivas favoráveis. A alta estabilidade à fundição neutraliza a variação do comprimento do tubo. Quanto menor for a variação de comprimento, mais adequado é o produto para sucção da moldagem por sopro. O mesmo se aplica à expansão do tubo: é necessária certa expansão, porém seu excesso provoca problemas ao inserir o tubo no interior do molde. Além disso, materiais que expandem demais resultam em um tubo com formato de base de cone. O Ultramid Endure BM, no entanto, permanece cilíndrico. Como ele também responde bem às alterações nos parâmetros de processamento, é possível fazer correções durante o processo de produção.

O Ultramid Endure BM pode ser bem soldado com componentes de PA66 utilizando, por exemplo, a soldagem por infravermelho. Os componentes sob o capô são normalmente ligados por meio de solda. Devido ao baixo teor de fibras de vidro, a linha de solda pode representar um ponto fraco, especialmente após o envelhecimento. O mecanismo de estabilização inovador do Ultramid Endure BM  não só protege o polímero em si, mas também reforça esse possível ponto fraco. As linhas de solda também suportam muito bem operação contínua sob altas temperaturas. Mesmo após 1.000 horas a 220° C, não há nenhum sinal de fissura na junta. A resistência da linha de solda permanece inabalada.

Propriedades acústicas

A acústica tornou-se um fator relevante e é extremamente importante para a indústria automotiva. Novos conceitos de motores e crescentes demandas vindas de clientes e autoridades legislativas pedem materiais que ofereçam vantagens acústicas. O Ultramid Endure BM mostra um excelente comportamento, sendo adequado para os exigentes requisitos acústicos. Dependendo da temperatura e do nível de umidade, o material tem valores de amortecimento que são até dez vezes melhores quando comparado ao sulfeto de polifenileno.

Para maiores informações acesse: www.ultramid-endure.basf.com