O valor que a Evonik agrega à economia nacional da Alemanha é calculado pela primeira vez

0
525

A Evonik analisou pela primeira vez o valor agregado pela empresa à economia alemã. A análise mostrou que cada 1 euro agregado pela Evonik ao longo da cadeia de valor cria 1,50 Euro adicional para a sociedade, por exemplo, por meio de investimentos da Evonik ou de gastos de consumo dos colaboradores e dos colaboradores dos clientes. “Para a Evonik, sucesso comercial e conduta responsável andam juntos. Nosso sucesso beneficia não só os nossos stakeholders e colaboradores, mas também a economia do país como um todo”, disse Thomas Wessel, integrante da Diretoria Executiva da Evonik, responsável pela sustentabilidade na empresa quando da publicação do Relatório de Sustentabilidade 2017 da Evonik.

O quadro é similar quando se analisam a receita pública e os empregos. Cada euro que a Evonik recolhe em tributos e impostos na Alemanha resulta em um adicional de 0,14 euro em receita pública decorrente, por exemplo, do pagamento de impostos pelos fornecedores e colaboradores da empresa. Além disso, cada colaborador da Evonik assegura 2,7 empregos adicionais fora da empresa.

O cálculo do valor agregado pela Evonik à economia alemã é baseado na chamada análise de impacto, que a empresa também aplica aos efeitos ecológicos e sociais – tanto positivos quanto negativos.  Esses impactos foram determinados pela primeira vez no Relatório de Sustentabilidade de 2017. Há planos para ampliar o escopo dessa análise para incluir a atuação da empresa no exterior.

Considerações dos stakeholders sobre os desafios globais

O título do Relatório de Sustentabilidade 2017, “Escutar vale a pena”, denota a enorme importância que a Evonik atribui ao diálogo com os seus stakeholders. O fato também é enfatizado pelas considerações de vários stakeholders sobre os desafios globais do nosso tempo e é o fio condutor de todos os capítulos do relatório.

Relatório de Sustentabilidade de acordo com os padrões GRI mais recentes

Em seu último Relatório de Sustentabilidade, a Evonik informa sobre suas metas e cumprimento de metas, especialmente nas áreas de governança e compliance, colaboradores, meio ambiente e segurança. A segurança ocupacional e das unidades fabris ocupam lugar especial nas atividades de sustentabilidade da Evonik. A proteção dos colaboradores, da comunidade local e do meio ambiente é mais importante que vendas e lucro. O principal indicador de segurança relativo a acidentes apresentou pequena melhora em 2017, enquanto a segurança de processos nas unidades de produção ficou novamente em um nível bom.

O Relatório de Sustentabilidade já está em conformidade com os mais modernos padrões estabelecidos pela Global Reporting Initiative (GRI), cujo cumprimento será obrigatório partir do próximo ano para todas as empresas.

Pela primeira vez, a Evonik decidiu não publicar uma versão impressa do relatório, que está disponível exclusivamente online em www.evonik.com/responsibility.  O website também contém informações sobre a contribuição da Evonik para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (SDGs na sigla em inglês).