A Coim marcou presença na 10ª Conferência Internacional de Embalagens Flexíveis TAPPI/CETEA, que aconteceu entre os dias 18 e 20 de setembro em Campinas/SP. Sergio Doldi, executivo da linha Novacote falou sobre a utilização dos adesivos e sua eficácia para embalagens flexíveis retort.

As embalagens retort são compostas de plástico e folhas de alumínio utilizadas como alternativa a métodos de conserva tradicionais, como latas e recipientes de vidro. Entre as camadas, precisa existir um adesivo que as una e confira ao produto a capacidade de selagem. A grande discussão em torno da chamada “segurança alimentar” passa por entender qual é o melhor e mais eficiente adesivo para exercer essa função.

Durante o seminário “Novos adesivos alifáticos como soluções seguras para embalagens retort”,  Sergio pontuou as principais diferenças entre os adesivos aromáticos  e alifáticos  com tecnologia Novacote: “ Hoje, o mercado conta com algumas opções de adesivos e técnicas para a produção de embalagens. Pode-se utilizar tanto os aromáticos quanto alifáticos. O que tem se discutido, no entanto, é, primeiro, como escolher o componente ideal para a fabricação da embalagem do produto e, segundo, primar por aquele que atenda às exigências técnicas e regulamentações de diferentes regiões do mundo.”

Sergio chamou a atenção ainda para alguns critérios de eficiência industrial que devem ser considerados para tornar a escolha do adesivo o mais acertada possível. “É necessário se atentar à processabilidade, custo em uso, tempo de cura (depois da laminação) e segurança alimentar (no caso de embalagens retort). Ainda, os adesivos devem ser resistentes a altas temperaturas e não apresentar contaminantes em contato com os produtos que vão proteger.”, pontua. De forma resumida, tem-se:

PROCESSABILIDADECUSTO EM USOTEMPO DE CURASEGURANÇA ALIMENTAR
ADESIVOS AROMÁTICOSEXCELENTEBAIXO/MÉDIOCURTOACEITÁVEL/QUESTIONÁVEL
ADESIVOS ALIFÁTICOS CONVENCIONAISACEITÁVELMÉDIO/ALTOLONGO (NECESSÁRIA CURA A QUENTE)BOM

 

Nesse cenário, a nova linha de adesivos alifáticos Novacote apresenta mais vantagens e boa relação custo benefício:

PROCESSABILIDADECUSTO EM USOTEMPO DE CURASEGURANÇA ALIMENTAR
NOVA GERAÇÃO DE ADESIVOS ALIFÁTICOSMUITO BOAMÉDIO/ALTOCURTOEXCELENTE

 

“Seja com qual objetivo a empresa esteja utilizando embalagens retort, podemos dizer que o adesivo alifático de nova geração é a solução perfeita por combinar segurança alimentar reforçada, ampla conformidade regulatória em diferentes mercados e áreas geográficas com um processo de conversão eficiente (cura muito mais rápida e maquinabilidade mais fácil, comparado a outros alifáticos).”, conclui Sergio.