O ano de 2018 começou com boas notícias para o setor de biogás e biometano. A gigante fabricante de máquinas e equipamentos New Holland se junta ao time da Associação Brasileira de Biogás e Biometano (ABiogás). A companhia atua diretamente na fabricação de produtos como tratores e colheitadeiras e retroescavadeiras que são vendidos por todo o mundo. Na área de biometano, a empresa foi pioneira e trouxe ao Brasil o primeiro trator movido a biometano. O veículo é um protótipo feito a partir do modelo T6.140, da New Holland Agriculture. Com uma autonomia de aproximadamente seis horas de trabalho, o abastecimento a biometano garante uma economia de 40% em comparação ao diesel. Outro diferencial é a redução da emissão de gases poluentes em 80%.

O gerente de marketing de produto da New Holland, Nilson Righi, conta que um dos pilares dessa estratégia é o uso de combustíveis alternativos, menos poluidores e mais econômicos. O biometano se encaixa perfeitamente neste quadro e a New Holland trabalha juntamente com a marca de motores FPT Industrial no desenvolvimento de produtos com essa tecnologia. “Acreditamos que no momento a melhor forma de realizarmos esta aproximação é através da ABiogás, pois entendemos que todos os players-chave deste mercado estão associados. Fundamental para nosso networking”, avalia. Righi.

O executivo lembra ainda que a New Holland tem como parte do seu DNA trabalhar com produtos que vão ao encontro, na medida do possível, com um meio ambiente mais saudável e produtivo. “É o que buscamos com a nossa estratégia de liderança em energia limpa”. Com a chegada da empresa, a ABiogás soma mais uma companhia do setor ao rol de importantes agentes do Brasil e do mundo que se dedicam ao desenvolvimento, produção, comercialização e consumo do biogás e do biometano.

Segundo o presidente da ABiogás, Alessandro Gardermann, a iniciativa da New Holland em se unir à Associação vai trazer mais força e respaldo ao setor junto ao tomadores de decisão para criação de políticas públicas que viabilizem de vez a inserção da fonte na matriz energética, como a criação de leilões de energia, simplificação tributária e desonerações na cadeia produtiva de equipamentos para a cadeia de produção de biogás e biometano. “Em nome da ABiogás, damos as boas-vindas à New Holland. Estamos muito felizes em ver como o setor privado e grandes companhias enxergam a viabilidade social, econômica e ambiental do biogás e do biometano”.