Depois de dois anos seguidos de retração (2015 e 2016), a indústria de silicones no Brasil aposta num crescimento igual ou superior ao registrado no ano passado, cujo volume de mercado aumentou em média 8%, alcançando perto de 66 mil toneladas de produtos. Os dados são da Comissão Setorial de Silicones da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), divulgados recentemente, que também demonstram que o setor movimentou no País, em 2017, cerca de US$ 232 milhões, ou seja, uma expansão de 2% na comparação com o ano anterior.

O aumento do volume no último ano está diretamente relacionado à recuperação de outros segmentos, tais como as indústrias automobilística, de cosméticos e cuidados pessoais, linha branca, além da construção civil e varejo. Para o executivo Paulo Vianna, gerente geral da norte-americana Momentive na América Latina, que integra a comissão da Abiquim, os números da empresa no Brasil confirmam a retomada do crescimento no setor e as boas perspectivas para 2018. “No ano passado, iniciamos uma curva bastante positiva na América Latina, principalmente no segundo semestre, com o incremento de 6% no volume de vendas de especialidades de silicones”.

Vianna destaca que os resultados positivos da empresa na região foram impulsionados, principalmente, por Brasil e México. “Na operação brasileira, pudemos notar essa tendência de alta de forma ainda mais expressiva, com o crescimento de 9% no volume de vendas no segundo semestre, o que nos deixa bastante confiantes e otimistas para um novo aumento da demanda no curto prazo”, acrescenta o executivo.

Nos últimos anos, a Momentive se preparou para a recuperação da economia brasileira, investindo em capacidade, tecnologia, inovação e infraestrutura. Recentemente, a empresa concluiu o processo de ampliação e modernização de sua unidade fabril em Itatiba, no interior de São Paulo, o que permitirá substituir a importação de alguns compostos de silicones pela produção local. O investimento no Brasil faz parte da estratégia global adotada pela empresa para alcançar o crescimento projetado para os próximos anos.

Diante da retratação do mercado nos anos anteriores, a empresa focou em nichos e aplicações inovadoras e também ampliou seu portfólio de produtos, nas áreas de Agricultura, Cosméticos e Cuidados Pessoais, e Industrial. “Também estamos trazendo algumas novidades ao mercado brasileiro, que a Momentive vem desenvolvendo globalmente para os segmentos de Tintas, Adesivos, Construção Civil, Automobilístico e Eletrônicos”, adianta Vianna.

Informações adicionais sobre a Momentive e seus produtos estão disponíveis em www.momentive.com.