Mitsubishi Electric fornece soluções inteligentes para usina fotovoltaica em Minas Gerais

Companhia disponibilizou softwares para contribuir para garantir eficiência da usina Tucana, projeto da GD Solar

0
396

A Mitsubishi Electric, multinacional de origem japonesa que fornece soluções de tecnologia para a indústria, reforça seu compromisso com uma sociedade mais sustentável ao contribuir com soluções de alta qualidade na usina fotovoltaica Tucana, projeto da GD Solar, empresa brasileira que projeta, implementa e gera energia elétrica por meio de usinas fotovoltaicas. Localizada em Jaíba (MG), a usina tem capacidade de produção de 5MW usando 16 mil painéis fotovoltaicos.

“Nosso papel é garantir a coleta de informações eficaz para garantir índices confiáveis de produção e consumo, possibilitando maior disponibilidade e confiabilidade da planta. Dessa forma, unimos a qualidade dos produtos da Mitsubishi Electric com o nosso compromisso de uma sociedade mais sustentável”, afirma Alexandre Serain, engenheiro da Mitsubishi Electric.

Como forma de ajudar a monitorar a eficiência da planta solar e prevenir possíveis falhas, a Mitsubishi Electric coleta diariamente 700 mil dados – que são exibidos em tempo real para os acionistas da GD Solar. As informações são obtidas de dois sistemas avançados em automação industrial: o IQ-R, sistema completo capaz de assegurar alta produtividade, confiabilidade, além de reduzir custos, além do software SCADA MC Works64, cuja função está ligada à interface de monitoramento da planta, proporcionando uma gama completa de funções, especificamente em locais ligados à infraestrutura.

Para que isso funcione adequadamente, o papel de integrar todas as soluções dentro da planta é fundamental. Makoto Oyama, integrador da Schalt, destaca o papel da companhia dentro do projeto. “Nosso trabalho como integrador da solução e do sistema, com a coleta de dados que a tecnologia da Mitsubishi Electric nos oferece, vem permitindo a confiabilidade e a agilidade que os acionistas e investidores do projeto buscam.”, destaca.

A companhia, que possui como uma de suas sete diretrizes globais o apoio ao meio ambiente, está envolvida em diversos projetos similares ao redor do mundo. No Brasil, este é o primeiro projeto no setor fotovoltaico em que a Mitsubishi Electric está envolvida, participação que deve aumentar nos próximos anos “Nosso intuito é o de aumentar cada vez mais a nossa presença nesse setor. Já fazemos parte do apoio à geração de energia sustentável no mundo e queremos fortalecer essa cultura em território brasileiro”, afirma Serain.

Para a GD Solar, companhia brasileira que projeta, implementa e gera energia elétrica por meio de usinas fotovoltaicas, “a importância da Mitsubishi Electric dentro do projeto é fundamental”, destca a companhia.

Para obter mais informações, visite: www.MitsubishiElectric.com

* Com uma taxa de câmbio de 106 ienes para o dólar americano, a taxa dada pelo Mercado de Câmbio de Tóquio em 31 de março de 2018