A SAIC General Motors (SGM) lançou na China os novos modelos dos seus veículos multifuncionais (MPVs) de luxo Buick GL8 e GL8 Avenir, que contam com a maior janela lateral traseira em policarbonato (PC) do mundo, moldada em resina Lexan da SABIC. A SGM está oferecendo cinco níveis de acabamento para o popular modelo GL8, que tem posição consolidada no mercado chinês desde 2000 com mais de 700.000 unidades vendidas.

A nova janela lateral traseira é 40% (3 kg) mais leve e significativamente mais resistente a impactos do que as janelas de vidro equivalentes. Além disso, a janela de PC conta com elementos de design que não podem ser produzidos em vidro, contribuindo para uma maior inovação na parte externa dos novos modelos do GL8.

A SGM escolheu a Ningbo Shentong Auto Decorations para ser sua fornecedora de primeira camada dessa importante peça de janela. A Shentong, tradicional fabricante de peças automotivas plásticas, forneceu assistência ao design e suporte técnico durante todo o desenvolvimento, desde o conceito até a validação.

Além disso, a Shentong investiu em uma nova planta de produção de janelas automotivas em PC. A planta está localizada na cidade de Yuyao, na China, e é a primeira linha de produção em massa para janelas em PC do país. Entre os recursos disponíveis estão as mais recentes tecnologias de fabricação das janelas, incluindo a moldagem por injeção e compressão de dois estágios e os processos de aplicação do revestimento (flow-coating).

A Sabic trabalhou em estreita parceria com a Shentong para apoiar o desenvolvimento do sistema da janela e viabilizar sua produção. Mais especificamente, a Sabic ofereceu assistência técnica e transferiu conhecimentos à Shentong nas áreas de design de peças, simulação de processos, escolha de equipamentos, testes, criação de protótipos e revestimento.

“Essa janela exclusiva em resina Lexan atende ao requisito da SGM de ter uma solução leve, e é com grande prazer que acompanhamos seu início de produção”, comentou Scott Fallon, líder de negócios automotivos da Sabic. “Estamos muito animados também porque essa janela marca o início de uma nova capacidade de fabricação da Shentong, que é a produção em massa de janelas de policarbonato de alta qualidade. Foi um grande prazer trabalhar com a Shentong para viabilizar isso e aguardamos ansiosos por novas potenciais oportunidades de colaboração para levar os benefícios das janelas em policarbonato a fabricantes de automóveis na China e em outros países.”

O estabelecimento de uma nova planta de produção de janelas em PC na China chega em um momento em que os fabricantes de automóveis em todo o país e no mundo todo enfrentam pressão para adotarem tecnologias mais leves que possam ajudá-los a cumprir padrões de controle de emissões e economia de combustível cada vez mais rigorosos, além de terem que aumentar a autonomia dos veículos elétricos.

“Além de uma redução significativa no peso, o policarbonato permite muito mais inovações do que o vidro, como liberdade no design e estilo, eficiência térmica e integração de peças”, afirmou Jun Luo, gerente geral interino da Shentong. “Com o investimento que fizemos nessa nova planta e os benefícios do suporte e da especialização da Sabic, estamos em excelente posição para ajudar os fabricantes de automóveis a extrair valor dessa tecnologia e acelerar sua adoção em grande escala no setor.”

As dimensões de 120 x 45 cm da nova janela lateral traseira batem o recorde. Ela é moldada por injeção e compressão em dois estágios na fábrica da Shentong usando a resina de PC transparente Lexan e a resina Cycoloy, um material em PC/Acrilonitrila butadieno estireno (ABS) usado para as áreas de blackout, ambas da Sabic.

Essa combinação de resinas ajuda a atender às necessidades específicas do design de peças e aos rígidos requisitos de tolerância nas dimensões da grande janela lateral traseira. Um revestimento de silicone protege a peça contra abrasão e intemperismo.