Guido Albo Gutierrez, diretor para a América Latina da LORD

Receita da fabricante de adesivos e coatings para enfrentar a crise passa pela ampliação da oferta de produtos e entrada em novas áreas

Especialista no desenvolvimento de adesivos e coatings de alta performance, a LORD, subsidiária local da norte-americana LORD Corporation, acredita que o pior da crise brasileira já passou. Os atuais indicadores financeiros da sua operação local, por exemplo, estão em linha com o que foi projetado no início do ano. “Por si só, esse é um dado bastante positivo e evidencia que a retomada está começando”, afirma Guido Albo Gutierrez, diretor para a América Latina.

Mesmo assim, a LORD vem seguindo a cartilha comum às corporações em tempos de retração econômica: tornar os processos internos mais eficientes, ampliar a oferta de produtos e buscar novas áreas de atuação.

A estratégia já deu resultado no setor de borracha, responsável por expressiva parcela do faturamento da empresa no Brasil. Com o recente lançamento de três produtos, que reforçaram a tradicional família Chemlok®, mais o impulso às exportações por conta do câmbio relativamente favorável, as vendas da LORD cresceram 9% no primeiro semestre. O resultado deve ser comemorado, sobretudo porque metade dos negócios envolvendo os adesivos e coatings para borracha da empresa acontecem com as montadoras, cujas vendas nos primeiros sete meses deste ano recuaram 25% frente ao já péssimo resultado de 2015.

O avanço em novos mercados, por sua vez, foi marcado pela entrada da LORD na área de iluminação – a empresa desenvolveu uma série de produtos para os fabricantes de lâmpadas e reatores LED, como resinas de encapsulamento. Ainda que seja um novo player nesse segmento, a LORD calcula que uma fatia de 8% do seu faturamento de 2016 na América Latina virá da iluminação, em função de contratos fechados no México e de novos desenvolvimentos no Brasil.

“Para enfrentar os cenários econômicos desafiadores, caso do que estamos experimentando no Brasil, a LORD tem fortalecido o empreendedorismo, com a busca por novos mercados, e o foco em inovações e necessidades específicas dos seus clientes. Com isso, pretendemos multiplicar os casos de sucesso e intensificar as nossas parcerias”, completa Gutierrez.

Com matriz em Cary (EUA), a LORD Corporation opera desde 1972 uma fábrica em Jundiaí (SP). Fundada em 1924, desenvolve adesivos, coatings, sistemas de controle de vibração e ruído e tecnologias de sensoriamento para os mercados automotivo, aeroespacial e defesa, óleo/gás e industrial.

Para mais informações, acesse www.lord.com