Principal feira do setor de borracha acontece em São Paulo, no final de junho

Especialista no desenvolvimento de adesivos e coatings de alta performance, a Lord, subsidiária local da norte-americana Lord Corporation, programou o lançamento de três produtos para a Expobor, principal feira do setor de borracha – 28-30/06, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

O primeiro, denominado Chemlok 206 e indicado à união borracha/metal, é um primer/adesivo com alto teor de sólidos e baixa viscosidade, características que dispensam a diluição por solvente antes da aplicação. “Isso significa que o usuário deixará de manipular um produto inflamável na sua fábrica, tornando o processo de utilização do Chemlok 206 mais seguro, rápido e econômico”, afirma Larissa Quedas, gestora de contas para o mercado automotivo da Lord.

Em comparação à versão anterior, o Chemlok 206 apresenta rendimento até 30% superior, conforme as condições de aplicação. Outra vantagem é o fato de ter sido desenvolvido em tom azulado, o que facilita a sua identificação após o uso, por contrastar com o adesivo e o fosfato. “Trata-se de um produto bastante versátil, apto a ser usado como um primer associado a uma grande variedade de adesivos de revestimento Chemlok”. A aplicação, observa Larissa, pode ser feita com pincel, rolo, spray ou por imersão.

Os visitantes da Expobor também poderão conferir no estande da LORD o novo Chemlok 286 BR, adesivo que entrega excelente poder de colagem na união de borracha natural a substratos metálicos. Suas principais aplicações acontecem no setor de mineração, na forma de revestimentos de tanques e tubos. Assim como o Chemlok 206, é fornecido pronto para o uso, dispensa a manipulação de solventes e caracteriza-se pela facilidade de aplicação.

“Sob o ponto de vista econômico, o Chemlok 286 BR é bastante competitivo em termos de custo total da aplicação, mais até do que os similares produzidos internamente pelos usuários finais. É uma solução completa, que combina preço acessível e excelente performance”, comenta Helvio Manke, gerente de vendas para mercado automotivo e industrial da Lord.

Por fim, o terceiro lançamento da empresa na Expobor ficará por conta do Lokrelease 900 AB, um revestimento antiaderente que protege e auxilia a limpeza dos dispositivos e cabines de pintura, por facilitar a remoção de primers e adesivos. Roberto Carvalho, gestor de contas para o mercado automotivo da Lord, explica que o Lokrelease 900 AB apresenta menor custo e melhor adequação ambiental do que as tecnologias comumente utilizadas, como teflonização, criogenia ou queima do dispositivo de pintura.

“O Lokrelease 900 AB foi desenvolvido com base em uma necessidade compartilhada pela maioria dos fabricantes de peças de metal/borracha: a limpeza de dispositivos e cabines de pintura. No mais, é um produto de fácil aplicação, que pode ser feita via pincel, por exemplo. Sua cura ocorre à temperatura ambiente, o que descarta a necessidade de estufagem. E, após a cura, é compatível com a linha Chemlok, não oferecendo riscos à performance dos primers e adesivos”, afirma Carvalho.

 

Crescimento de 8% no 1ºT

O mercado de borracha é vital para a operação da Lord no Brasil, onde representa 70% dos negócios – nos demais países da América do Sul, a participação chega a 80%. “Metade desse resultado vem do setor automotivo, e a parcela restante divide-se entre as aplicações industriais, como mineração, óleo e gás, papel e celulose e alimentícia, entre outras”, descreve Manke.

A retração das vendas da Lord para as montadoras tem sido amenizada, em parte, pelo avanço das exportações. “O câmbio favorável torna os contratos de fornecimento assinados lá fora mais atrativos, muito embora isso não signifique uma compensação completa para a intensa queda do mercado brasileiro ao longo dos últimos dois anos”.

De toda a forma, o desempenho da Lord no primeiro trimestre foi positivo: a empresa registrou um aumento de 8% nas vendas frente a igual período de 2015, muito por conta das exportações. “Pretendemos fechar o ano com uma evolução total próxima a 10%, tendo como bases os negócios na Argentina e Chile, bem como alguns projetos que estamos trabalhando no Brasil”, completa o gerente de vendas para mercado automotivo e industrial da Lord.
Para mais informações, acesse www.lord.com