Brasil-Espanha2 - André Clark
O diretor presidente da Acciona no Brasil, André Clark, destacou o grande potencial dos investimentos em infraestrutura no País, especialmente em saneamento, durante evento realizado em São Paulo

A Acciona, uma das principais empresas do setor de construção em todo o mundo, líder global em promoção, desenvolvimento e gestão de infraestruturas, água, serviços e energia renovável, enxerga grandes oportunidades para PPPs nos setores de água e saneamento urbano no Brasil, principalmente, frente aos acordos assinados entre Brasil e Espanha para ampliação dos negócios na área de infraestrutura e transporte. Esta é a opinião do diretor presidente da Acciona no Brasil, André Clark Juliano, que participou ontem (25/04) do Encontro Empresarial Brasil Espanha, realizado em São Paulo.

Na abertura do encontro, o primeiro ministro espanhol, Mariano Rajoy, destacou que as relações econômicas entre os dois países devem se intensificar em áreas como infraestrutura, telecomunicações, indústria automobilística, entre outras. Nesse sentido, a secretária de Estado de Comércio da Espanha e presidente da ICEX España Exportación e Inversiones, Maria Luisa Poncela, observou que as empresas são os vetores da verdadeira integração entre os dois países, e citou a atuação no Brasil de companhias como Santander, Telefônica, Acciona, Iberia e Repsol, entre outras.

“O ambiente para os investimentos em infraestrutura no País é muito positivo”, reiterou o diretor presidente da Acciona no Brasil, durante o painel “Oportunidades de Investimento no Brasil: setores estratégicos da economia”, realizado logo após o painel de abertura.

Entre os fatores favoráveis ao investimento em infraestrutura, André Clark citou o impulso dado pelo PPI – Programa de Parcerias de investimento, a ampliação do diálogo do governo com o setor privado, visando melhorar os processos de concessões, e a própria urgência do investimento em infraestrutura para o crescimento do País. “O Brasil é a quinta nação com a maior população do mundo, e a quarta, em população urbana, e este crescimento rápido da população dos grandes centros traz novas necessidades, tornando o mercado brasileiro de infraestrutura importante para as empresas europeias nos diversos setores, como saneamento, mobilidade urbana e educação”, observou.

Segundo ele, a Acciona analisa com interesse os investimentos nas concessões já existentes, e na nova fronteira de concessões composta pelo setor de água, saneamento e serviços públicos. Presente no País há 20 anos e com um quadro atual de 2 mil colaboradores, a Acciona já atua hoje em concessão de rodovias, obras de mobilidade urbana e em projetos de saneamento em Pernambuco, Minas Gerais e Rio de Janeiro.