• Com crescimento expressivo no último ano fiscal, Indra conquista posição destacada entre os players do mercado elétrico nacional
    • Mais de 40 empresas do setor energético do país confiam nas soluções de vanguarda da companhia para modernizar suas operações e oferecer melhores serviços aos consumidores
    • InGRID, modelo inovador de controle e gestão das redes de distribuição elétrica da Indra coloca à disposição das companhias brasileiras a ferramenta referência do setor para evoluir o conceito das smart grids
    • Com operação do maior Service Desk do país e grandes contratos de BPO, a companhia se destaca por oferecer serviços que combinam especialização setorial e capacidade tecnológica

A Indra, uma das principais empresas globais de consultoria e tecnologia, consolida-se como aliado tecnológico-chave para a modernização e aprimoramento do setor energético brasileiro após ver o número de seus contratos com o setor subirem mais de 50% no último ano fiscal. Com uma vasta gama de soluções próprias voltadas para o setor, entre gerenciamento de infraestruturas de TI, consultoria tecnológica em processos de BPO e o gerenciamento do maior Service Desk do país, a empresa, que já figurava entre as principais referências deste setor no Brasil, expandiu seus negócios nos últimos 12 meses, impulsionando mais de 40 empresas do setor energético nacional a otimizarem suas operações e atingirem melhores índices de eficiência. Ao mesmo tempo, ela coloca à disposição de seus clientes sua larga experiência na prestação de serviços especializados que permitem reduzir seus custos e aumentarem sua performance, externalizando de maneira estratégica e eficiente seus processos e suas atividades não-fim, de modo a focarem cada vez mais e melhor em seu core business.

Com mais de 20 anos dedicados a acompanhar o mercado energético brasileiro, a Indra compreende a complexa problemática que vive o setor energético nacional e tem atuado para dar uma resposta contundente às novas exigências do mercado. Neste sentido, estabeleceu em Campinas (São Paulo), um centro de excelência em tecnologias energéticas, o qual atua em cooperação com equipes internacionais da Indra para o desenvolvimento de avançadas soluções, algumas das quais exportadas a países da América Latina, África e Europa.

Neste âmbito, destacamos o InGRID – uma solução de vanguarda que permite às companhias do setor de energia gerenciar de forma inteligente, eficaz e ambientalmente sustentável a operação e manutenção de suas redes de distribuição. O InGRID oferece um modelo de controle e gestão das redes elétricas que incorpora o conceito das Smart Grids aos processos de planejamento, desenvolvimento, manutenção e operação. Ele ainda inclui uma plataforma inovadora baseada em uma arquitetura IoT (Internet of Things) que permite oferecer novos serviços aos clientes, como plataforma para gestão de eficiência energética, para grandes clientes e residências, unificando a eficiência energética e aproximando-a do conceito de Smart Homes.

Outro destaque do centro de excelência de Campinas é o InGRID BDGD, parte da suíte InGRID, concebida para apoiar as distribuidoras no cumprimento do PRODIST (Procedimentos de Distribuição) da ANEEL, frente a necessidade de, em 2018, enviarem além de os ativos cadastrados no GIS, também dados regulatórios de operação e recursos humanos. Observando este cenário, a Indra antecipou a customização de sua solução, dando origem ao InGRID BDGD, que atende ao novo modelo, incluindo funcionalidades de grande relevância na qualidade de entrega, todas de acordo com o grande volume de novas informações requisitado pela agência.

Igualmente desenvolvida por especialistas brasileiros, o InGRID Messenger é a tecnologia que possibilita a redução do consumo de dados, aumenta a disponibilidade das equipes de campo e melhora a rastreabilidade das comunicações. O sistema contempla a melhoria da comunicação entre o operador, que fica baseado no Centro de Controle, e o eletricista que está em campo. Implantado em grandes distribuidoras do país, o sistema evolui a comunicação de voz baseada no sistema Push To Talk (PTT), que utiliza conexão 3G e satélite, a uma comunicação feita via dados, por meio de um aplicativo de chat, permitindo uma redução do consumo de até 60% dos dados.

Serviços especializados para impulsionar eficiência das operações

Oferecendo um modelo diferenciado para a externalização de processos de negócio baseado em um gerenciamento flexível e global, os processos geridos pela Indra combinam especialização setorial e capacidade tecnológica para a prestação de serviços de BPO (Business Process Outsourcing) nos mais diversos mercados. Atualmente seus serviços de BPO contam com uma presença internacional de destaque e mais de 9.000 profissionais especializados, que gerem processos como o controle e redução dos custos, parametrização dos seus sistemas, monitoramento e controle de serviços, suporte técnico de hardware, manutenção corretiva e evolutiva, Help Desk técnico e funcional, além da atualização e manutenção de arquivos.

Em colaboração com a Minsait, sua unidade de transformação digital, a Indra oferece uma combinação de consultoria de negócios, tecnologias estratégicas e serviços que implicam uma clara evolução do modelo BPO tradicional, respondendo às necessidades das empresas de melhorar os níveis de rentabilidade financeira, adaptar-se às mudanças regulatórias, aprender a gerenciar novas expectativas dos clientes além de enfrentar o surgimento de novos players e tecnologias.

A operação do maior Service Desk do Brasil e BPO de transformação

Tendo entre seus clientes o maior grupo energético da América Latina e um dos cinco primeiros no âmbito mundial, a Indra é responsável há mais de 8 anos por nada menos do que o maior Service Desk do país, localizado em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. Contando com uma equipe de mais de 1.000 profissionais, mensalmente são mais de 125 mil chamados atendidos (com nível de solução que supera a marca dos 95%) e 90 mil usuários atendidos. Com capacidade para funcionar de forma isolada, sem depender de qualquer fornecedor de serviço externo e de forma continuada, o centro trabalha desde 2013 sem interrupções em seus serviços, que beneficiam profissionais distribuídos em diversos estados das regiões norte e nordeste do Brasil, Espírito Santo e da Bacia de Campos.

Mais recentemente, a Indra expandiu seus contratos para a prestação de serviços de implantação e sustentação do ERP da SAP para gestão de toda a cadeia produtiva e comercial da empresa. O objetivo é incrementar a eficiência nas operações e reduzir os custos mediante a implantação de um modelo de gestão TI estandarizado e integrado. O contrato, de alta criticidade – uma vez que o ERP configura um backbone fundamental para os processos de negócios da companhia – inclui os serviços relacionados a finanças, vendas, informes gerenciais, seleção, formação e gestão de competências, folha de pagamento e administração, sendo que a Indra assumirá todos os trabalhos de consultoria, planejamento, desenho e construção da solução.

Em julho deste ano, a Indra fechou contrato para o gerenciamento dos serviços administrativos nos campos de infraestruturas e de redes, bem como na área de recursos humanos de uma das maiores distribuidoras de energia elétrica do Brasil, onde os projetos realizados pela Indra através das suas soluções de BPO passaram a permitir a automação de processos e controle de fluxos de trabalho. O iGlobal, ferramenta de robotização de processos (RPA), otimiza as tarefas repetitivas de back-office empregando automação, de forma não intrusiva nos sistemas das companhias. Já o M4P permite controlar os fluxos de trabalho, facilitando a distribuição de tarefas entre os colaboradores e emitindo relatórios exatos sobre o status das operações e da produção realizada e ainda em aberto.

Os serviços na energética preveem o gerenciamento de mais de três milhões de operações por ano, tais como, aprovação de pedidos de interrupção de abastecimento, solicitações de ordens de serviço, reclamações, monitoramento de veículos, acompanhamento de obras e registro de incidentes, entre outros. Além disso, a Indra também será responsável por acelerar os procedimentos de suporte administrativo para os processos jurídicos relativos a reclamações de clientes e outros das áreas de abastecimento, mercado, instalações e gerenciamento de patrimônio.

Gerindo os sistemas tecnológicos da indústria de saneamento

Umas das maiores empresas de saneamento do mundo em população atendida, confia desde 2012 a gerência da Indra para seus serviços de manutenção, suporte e gestão do ambiente tecnológico corporativo da empresa. A Indra também renovou o contrato, que prevê a gestão do sistema técnico e operacional do cliente, o qual impacta diretamente os serviços prestados pela companhia de saneamento à população.

Sob os serviços de outsourcing, mais de 30 profissionais da Indra operam os sistemas legados (corporativos e operacionais) para que haja controle dos processos internos e maior produtividade de áreas como financeiro, jurídico, TI, comercial, entre outros. A Indra também é responsável pelo sistema técnico operacional, a qual está 100% direcionada à operação em campo no que diz respeito ao GIS (Sistema de Informação Geográfica) e de comunicações em rede.

“A Indra tem como estratégia manter seus clientes atualizados com as mais avançadas tecnologias, desenvolvidas a partir do conhecimento e experiência adquiridos em seus mais de 20 anos de estudos dedicados ao mercado energético – inclusive o Brasil, com o centro de excelência que mantemos em Campinas”, explica Marcelo Bernardino, diretor de Energia e Industria da Indra no Brasil. “Assim, temos condições de sempre apresentar novas soluções para apoiar nossos clientes em seus processos de modernização tecnológica”, conclui.

 Soluções para Energia e Utilities em mais de 140 companhias de 45 países       

As soluções para Energia e Utilities da Indra foram implantadas em mais de 140 companhias de eletricidade, água, petróleo e gás de mais de 45 países. Atualmente, mais de 100 milhões de clientes em nível mundial são gerenciados utilizando os sistemas desenvolvidos pela multinacional de consultoria e tecnologia.

Além dos mais de 50 clientes que a companhia possui no setor de energia e utilities brasileiro, na América Latina soma ainda outras importantes referências, como é o caso da ENEE (Honduras), EDENORTE e EDESUR (República Dominicana), EDH (Haiti), EPSA (Colômbia), ANDE (Paraguai), OSE (Uruguai), ENERGUATE (Guatemala), ELECTRODUNAS (Peru), AyA (Costa Rica) ou Aguas de Monterrey (México).

Estes projetos são as referências mais recentes do importante posicionamento que ostenta a companhia na implantação de soluções próprias para o setor de utilities em âmbito global. Seu forte compromisso com a evolução tecnológica, a grande escalabilidade de suas soluções e sua capacidade para enfrentar implantações em grandes corporações são alguns de seus diferenciais.