Inclusão e diversidade nas empresas será debatido no Congresso de Atuação Responsável da Abiquim

Evento reúne especialistas da indústria e em recursos humanos para debater políticas de diversidade e seus benefícios

0
196

O 17º Congresso de Atuação Responsável realizado pela Associação Brasileira da Indústria Química – Abiquim nos dias 15 e 16 de agosto, no Novotel Center Norte, na capital paulista, terá no segundo dia do evento a sala temática “Competências da era digital, diversidade e inclusão: precisamos conversar sobre isto!”, que será dividido nos painéis: “Competências para o Futuro: Qual será o caminho?” e “Diversidade e inclusão: quebrando paradigmas”.

O painel “Competências para o Futuro: Qual será o caminho?” terá a participação do sócio do The Boston Consulting Group (BCG) e líder da prática de Bens Industriais no Brasil, Eduard Pujol. Ele irá abordar as 12 grandes tendências que estão mudando a maneira de trabalhar das pessoas e organizações. “O objetivo da apresentação é explicar quais são essas tendências, abordando o tema com dados, fatores e exemplos de aplicação. Além disso, pretendo que a audiência reflita sobre os impactos dessas tendências no dia a dia das empresas de cada um deles”. O painel também terá a participação do head de Recursos Humanos da Arlanxeo, Francisco Mota Vieitez; e da gerente executiva de Relações do Trabalho da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sylvia Lorena.

Já o painel “Diversidade e inclusão: quebrando paradigmas” terá a participação do consultor de comunicação e diversidade, professor e líder do Comitê LGBT da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, e pesquisador na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Ricardo Sales. Segundo ele, a diversidade está associada a mais criatividade, inovação e engajamento, necessidades de todas as organizações. “O tema é amplo e demanda atenção especial. É uma questão de responsabilidade social e de sobrevivência do próprio negócio. Pois empresas pouco inclusivas terão cada vez menos espaço no mercado”.

A especialista em Assuntos Regulatórios da Becton Dickinson (BD), Maria Fernanda Hashimoto, contará no painel sua trajetória no meio corporativo como uma mulher trans. “A diversidade é um valor cobrado pelas lideranças das maiores empresas do mundo. Ter equipes diversas é contemplar diferentes opiniões, portanto obter diferentes soluções para os problemas. No contexto de constantes mudanças em que vivemos, a adaptação é necessária para a sobrevivência do negócio. Além disso, a empatia e o respeito das diferenças nas relações são fundamentais para a motivação dos empregados”.

O painel ainda terá uma mesa redonda que será moderada pelo gerente de Diversidade da Fundação Espaço ECO, mantida pela BASF, Guilherme Bara, que abordará a conexão da diversidade com o desenvolvimento sustentável; os aspectos da diversidade e sua contribuição para os objetivos estratégicos da empresa; o que fazer quando os valores corporativos forem diferentes dos valores individuais. “Uma boa gestão da diversidade contribui diretamente para a atração e retenção de talentos; para a melhor compreensão dos mercados e para a formação de equipes mais criativas e inovadoras”, afirma Bara.

A assistente de Treinamento e Desenvolvimento da Solvay, Gisleine Cardoso, participará da mesa-redonda e contará sobre o programa de treinamento de Diversidade e Inclusão da Solvay. “A empresa que aplica uma política de diversidade e inclusão, isso contribui para um ambiente mais atraente, com equipe de maior qualidade, permitindo decisões mais bem informadas, proporcionando criatividade, inovação e envolvimento dos empregados”, explica.

A mesa redonda também contará com a participação da analista de Diversidade & Inclusão da Braskem, Debora Gepp; e do coordenador de Educação Industrial na Braskem e coordenador do GT Capacitação da Comissão Temática de Recursos Humanos e Assuntos Trabalhistas da Abiquim, Mauro Magenta.

O Congresso de Atuação Responsável terá como tema a “A Química do Futuro: Universo de Possibilidades e Desafios”. O evento reúne a cada edição um público de mais de 500 pessoas entre profissionais de empresas nacionais e estrangeiras, profissionais liberais, representantes do governo, da academia, da sociedade civil, cientistas, ongs e sindicatos. A programação do Congresso promoverá o debate de temas ligados à saúde, segurança, meio ambiente e sustentabilidade e uma programação com minicursos.

O 17º Congresso de Atuação Responsável tem o patrocínio da Arlanxeo, Basf, Birla Carbon, Braskem, Chemours, Clariant, Comissão Setorial de Silicones, Covestro, Croda, Dow, Elekeiroz, Evonik, ExxonMobil, Huntsman, Ingevity, Innova, Nitro Química, Oxiteno, Rhodia, Suatrans, Unigel e Unipar Carbocloro.

17º Congresso de Atuação Responsável
Local: Novotel Center Norte
Endereço: Avenida Zaki Narchi, nº 500 – Vila Guilherme
Data: 15 e 16 de agosto
Horário: 08h30 às 18h00
São Paulo/SP
www.congressoar.com.br