III Desafio Acadêmico em Composites SAMPE Brasil

0
1708

Competição fortalece elo entre universidades e indústria de composites

Lançado no Brasil em 2014, o Desafio Acadêmico em Composites SAMPE Brasil tem se mostrado um interessante e importante elo entre as universidades de todo o Brasil e os materiais composites. Nesta terceira edição, em 2016, a organização do Desafio recebeu a inscrição de 32 projetos de fabricação de perfis em composites (que é o foco da competição), de 11 universidades, de 6 estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Pará.

Numa primeira fase, estes projetos foram analisados pelo Ibcom – Instituto Brasileiro de Composites. No dia 9 de novembro, durante a Feiplar Composites & Feipur 2016, no Expo Center Norte, em São Paulo, SP, as universidades fizeram apresentações detalhadas sobre seus sistemas construtivos e também foram realizados os ensaios, de acordo com as regras do Desafio. Neste dia, 16 projetos participaram dos ensaios, representando as seguintes universidades:

  • Centro Universitário da FEI (FEI)
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Instituto Mauá de Tecnologia (MAUÁ)
  • Universidade São Francisco (USF)
  • Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

As apresentações, que tiveram o objetivo de explicar como cada grupo de universitários escolheu os materiais e processo, foram avaliadas pela banca julgadora, composta pelos especialistas Prof. Antonio Carvalho (Ibcom), Prof. Francisco Carvalho (Ibcom), Eng. Estacio Terui (Tecsis), Dr. Jose Maria Marlet (IPT São José dos Campos), Dr. James R. Waterhouse (Aeroalcool Tecnologia /USP de São Carlos) e Prof. Antonio Marmo (Ibcom). Os ensaios foram realizados com equipamentos da Instron, e coordenados por Jorge Nasseh, diretor da SAMPE Brasil. Jorge Nasseh assumirá a presidência da SAMPE Brasil em janeiro do próximo ano.

Os vencedores do III Desafio Acadêmico SAMPE Brasil foram:
Categoria A: FEI
Categoria B: USF
Categoria D: UFRGS
Categoria E: Mauá
Categoria G: Unicamp.

A universidade FEI foi a Campeã Geral do III Desafio Acadêmico SAMPE Brasil. Todas as universidades receberam uma premiação em dinheiro pela categoria vencedora. A FEI, além desta premiação por categoria, recebeu uma segunda premiação em dinheiro pelo título de Campeã Geral, o troféu, e também poderá concorrer, neste mesmo Desafio, na SAMPE USA, em Seattle, em maio de 2017. A SAMPE Brasil irá custear passagem aérea e estadia para dois alunos do grupo campeão.

Toda a equipe organizadora e julgadora do III Desafio Acadêmico SAMPE Brasil parabeniza as equipes participantes e deseja à equipe vencedora muito sorte em Seattle. O IV Desafio Acadêmico SAMPE Brasil acontecerá em outubro, em São José dos Campos, SP, Brasil.

Para ver o Relatório de Avaliação do III Desafio Acadêmico clique aqui

Desafio acadêmico sampe 2016