IBP promove 2ª edição do Oil, Gas & Compliance Forum

Evento vai debater os principais temas e desafios ligados à promoção da integridade no meio empresarial e fará o lançamento do “Guia de Boas Práticas em Integridade Corporativa para o Setor de O&G”

0
510

O Instituto Brasileiro do Petróleo, Gás e Bicombustíveis (IBP) realiza no próximo dia 29 de novembro a 2ª edição do Oil, Gas & Compliance Forum, no Rio de Janeiro, com o objetivo de debater os principais temas e desafios ligados à promoção da integridade no meio empresarial.

 

Dentre eles, estão o Futuro do Compliance – a utilização  de tecnologias e métodos para medir a efetividade de programas de integridade –, Aspectos Comportamentais do Compliance,  gestão  de mudança,  cultura e mudança de comportamento nas empresas.

 

Segundo Mauricio Bove, Gerente Jurídico e Compliance do IBP, o tema está integrando-se “naturalmente às rotinas empresariais”. “O investimento na área encontra diversas vantagens para as organizações, tais como, o aumento significativo de competitividade e redução da exposição da companhia a riscos relacionados à conformidade e desvios de conduta”, disse o executivo.

 

Outros benefícios, de acordo com Bove, são reduções de despesas com eventuais passivos como multas, indenizações, falhas operacionais; e utilizar a boa reputação e a transparência “como novas oportunidades de negócios e melhora na política de governança das empresas”.

 

Guias de boas práticas

Um dos destaques do evento será o lançamento do “Guia de Boas Práticas em Integridade Corporativa para o Setor de O&G”, elaborado pela Comissão de Compliance do IBP – da qual participam representantes das principais empresas do setor no país, em parceria com o Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU).

 

O documento é fruto do Pacto de Integridade da Indústria de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, assinado na Rio Oil & Gas 2018, e elenca os requisitos mínimos que uma empresa precisa ter em um programa de compliance e melhores práticas em suas atividades empresariais.

 

Em sua primeira edição, realizada em 2017, o encontro reuniu autoridades do poder público e profissionais de mais de 70 empresas. As inscrições para o evento são gratuitas e estão disponíveis na página do fórum (https://www.ibp.org.br/noticias/inscricoes-abertas-para-o-forum-de-compliance).

Serviço:
Oil, Gas & Compliance Forum
Data: 29/11/2018
Horário: Das 9h às 14h
Local: Prodigy Hotel Santos Dumont – Av. Alm. Silvio de Noronha, 365 –
Rio de Janeiro