Entre os temas abordados estão dividendos propostos, previsão para o ano fiscal 2016 e prioridade no crescimento de EPS nas metas para o ciclo estratégico deste ano

 Na Reunião Geral Anual da Henkel realizada no dia 11 de abril, o CEO Kasper Rorsted analisou o desempenho de sucesso da empresa no ano fiscal do ano passado. “2015 foi um ano excelente para a Henkel. Apesar de um ambiente econômico difícil, alcançamos ótimos resultados. Estamos bem encaminhados para cumprir nossas principais metas para 2016, e criamos alicerces sólidos para o futuro da Henkel”, afirmou Rorsted.

Ele também destacou o progresso alcançado na implementação da estratégia de 2016 e apresentou exemplos específicos de como a Henkel teve sucesso em buscar suas quatro prioridades estratégicas: Outperform – Globalize – Simplify – Inspire.

Simone Bagel-Trah, presidente do Comitê de Acionistas e do Conselho de Supervisão, agradeceu o Conselho Administrativo e todos os colaboradores pelo ótimo comprometimento em 2015.

Dividendos propostos alcançam uma nova alta – Os dividendos propostos para ambas as classes de ações aumentaram em 16 centavos, totalizando 1,47 euros por ação preferencial e 1,45 euros por ação ordinária. Isso corresponde a uma proporção de pagamento de aproximadamente 30%. Assim, os dividendos foram elevados a um novo patamar superior, com um aumento de mais de 12 por cento em comparação ao ano anterior.

Confirmação da previsão para o ano fiscal 2016 – Considerando o atual ano fiscal, Rorsted enfatizou o alto nível de incerteza nos mercados: “O ano de 2016 será outro desafio. A volatilidade dos mercados de câmbio estrangeiros permanecerá e as grandes moedas, especialmente nos mercados emergentes, podem se depreciar ainda mais”.

Ao mesmo tempo – e apesar do ambiente difícil – Rorsted confirmou a previsão para 2016. “Esperamos conseguir crescimento orgânico das vendas de 2 a 4% no ano fiscal completo de 2016. Esperamos que nossa margem EBIT suba para aproximadamente 16,5%, e os rendimentos ajustados por ação preferencial cresçam entre 8 e 11%”, concluiu.

Estratégia e metas financeiras para 2016: O crescimento de EPS tem prioridade – A Henkel definiu metas ambiciosas em 2012. Até o fim de 2016, a Henkel visa gerar vendas anuais de 20 bilhões de euros, com 10 bilhões de euros vindos de mercados maduros e mercados emergentes. Além disso, a Henkel visa aumentar os rendimentos ajustados por ação preferencial em uma média de 10 por cento ao ano entre 2013 e 2016.

No período de 2013 a 2015, a Henkel obteve um crescimento anual médio em rendimentos ajustados por ação preferencial igual a 9,7 por cento. Rorsted reconfirmou o compromisso de atingir a meta de 10 por cento de CAGR (Taxa Composta de Crescimento Anual) para o atual ciclo estratégico ao fim de 2016. “Para nós, o alvo central é o rendimento ajustado por ação preferencial”, disse ele. “É esse valor que mostra o quão bem lidamos com a volatilidade e as crises em nossos mercados e é dele que são derivados os dividendos aos nossos acionistas”.

A Henkel também realizou progresso significativo nos últimos três anos com relação às suas metas de vendas. Em 2015, as vendas em mercados maduros ultrapassaram os 10 bilhões de euros pela primeira vez. Porém, as flutuações da moeda tiveram um efeito negativo sobre as vendas em mercados emergentes. “No total, lidamos com complicações substanciais com moedas nos últimos três anos – principalmente nos mercados emergentes – de cerca de 700 milhões de euros”, disse Kasper Rorsted. “Portanto, da perspectiva atual, a meta de vendas de 20 bilhões de euros parece improvável de ser exatamente atingida”.

Os resultados do primeiro trimestre de 2016 serão publicados no relatório trimestral em 19 de maio.

 

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