GE é contratada para construir a maior e-house da América Latina para o Complexo Comperj

0
610

A GE Power foi escolhida pela Kerui Metodo Construção e Montagem S.A, liderada pela chinesa Shandong Kerui Petroleum e pela brasileira Metodo Potencial, para fornecer a solução e-house, que fará parte da construção de uma unidade de processamento de gás natural em Itaboraí, estado do Rio de Janeiro. A unidade, também conhecida como UPGN, faz parte do projeto de gás natural Rota 3, projetado para transportar e processar a matéria-prima de gás natural do pré-sal da Bacia de Santos da Petrobras para Itaboraí. A unidade será a maior do gênero no Brasil, com capacidade para processar até 21 milhões de metros cúbicos por dia.

A solução de e-house fornecida pela GE de forma personalizada será a maior do gênero na América Latina, estendendo-se por uma área de 800 metros quadrados. A solução de e-house da GE é uma sala externa modular que abriga transformadores, painéis de distribuição, painéis de média tensão, sistemas de acionamento de velocidade variável e barramento. Ela conectará cada parte do equipamento elétrico, fornecendo energia, proteção, controle e distribuição a todos os equipamentos envolvidos no processo de gás.

“O projeto, uma vez concluído, quase dobrará a capacidade de descarregamento e processamento de gás do pré-sal. Dada a sua escala e complexidade, é essencial que todas as tecnologias adotadas na unidade sejam confiáveis ​​e robustas”, diz Ivo Vieitas, vice-presidente da Método Potencial. “Estamos muito satisfeitos em trabalhar com a GE, cuja solução elétrica será uma peça indispensável na extração e processamento de petróleo e gás”, complementa.

“A solução e-house está comprovada para reduzir os riscos de interrupções. Sua disponibilidade e confiabilidade suportam e impulsionam a eficiência da unidade de processamento e, portanto, sua produtividade e receita”, diz Ed Torres, CEO da divisão Naval e Óleo & Gás, do negócio de Power Conversion da GE. “Estamos entusiasmados por sermos escolhidos para implementar nosso conhecimento em engenharia elétrica para fornecer uma solução tão complexa para esse projeto histórico de petróleo e gás”, explica.

“O aumento do preço do petróleo tornou as atividades de petróleo e gás mais uma vez viáveis ​​e lucrativas. A aplicação de tecnologia para extrair mais valor dos recursos naturais de forma mais eficiente estimulará ainda mais o renascimento do setor ”, comenta Azeez Mohammed, presidente e CEO da GE Power Conversion. “Com nossas décadas de experiência em soluções elétricas, estamos dedicados a trazer soluções personalizadas de e-house voltadas para eletrificar projetos em todo o mundo com alto desempenho”, finaliza.