Francal sinaliza retomada para o setor calçadista

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A 50ª edição da Francal, feira calçadista realizada entre os dias 16 e 19 de julho e que reuniu mais de 450 expositores para apresentar as coleções de primavera-verão, sinalizou a possibilidade e uma retomada das vendas do setor após um primeiro semestre abaixo da expectativa. A principal mostra calçadista brasileira para a temporada quente aconteceu no Expo Center Norte, em São Paulo/SP.

Para o presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Heitor Klein, não se pode negar que o atual contexto do mercado doméstico e internacional é negativo, de demanda reprimida e oscilações nas exportações, o que faz com que os compradores estejam receosos para assumir compromissos de médio e longo prazos. “Por outro lado, a Francal, mais uma vez, cumpriu o papel de estimular a atividade para a temporada de vendas mais importante para as fábricas brasileiras, a temporada de verão, que representa cerca de 70% do volume negociado pelo segmento”, avalia, ressaltando que, visto a expectativa inicial, a feira superou as perspectivas, com menor fluxo de visitação, porém com maior efetividade nos negócios. “Foi uma mostra satisfatória e um impulso fundamental que pode representar uma retomada das vendas ainda no segundo semestre”, acrescenta o dirigente.

O presidente da Francal, Abdala Jamil Abdala, destaca a importância da mostra, com o estímulo dos negócios mesmo em um ambiente conturbado para o setor calçadista. “Estamos com a sensação de dever cumprido, não só por esta edição, mas pelas cinco décadas que comemoramos. A Francal cresceu e viu o mercado crescer junto. Neste ano, realizamos uma feira completamente diferente, não só em termos de fomento dos negócios, mas também na oferta de experiências que vão inspirar os lojistas em seus estabelecimentos e de muito conteúdo sobre o que há de mais moderno em comércio eletrônico, tecnologia e consumo”, avalia, em referência à extensa programação de conteúdo durante o evento.

Mercado doméstico surpreende
A Francal 2018 se notabilizou pela performance no mercado doméstico, surpreendendo parte dos calçadistas expositores, que esperavam melhores resultados nas exportações. Conforme empresários, mesmo com o dólar elevado ante à moeda brasileira, o que favorece a formação de preços mais competitivos para exportação, o destaque ficou mesmo por conta do mercado interno.

Em franca expansão desde que passou a receber aportes do Axxon Group, no final de 2016, a Usaflex saiu satisfeita da mostra paulista, especialmente em função dos negócios gerados no mercado interno. O gerente comercial da marca de calçados confortáveis, Eduardo Santos, avalia que, apesar do fluxo menor de visitantes, os compradores foram mais efetivos na realização de negócios. Segundo ele, o estande registrou uma queda de cerca de 25% na visitação em relação à feira do ano passado. Por outro lado, esse número, confrontado com o incremento de algo em torno de 15% no volume negociado – para o mercado interno –, aponta para uma grande efetividade da mostra enquanto geradora de negócios. “A Francal soube se adaptar ao atual momento do mercado, indo além das oportunidades de negócios e atraindo compradores qualificados”, destaca Santos, ressaltando que para o segundo semestre a expectativa da empresa é crescer entre 10% e 12% no mercado doméstico, após um revés de 15% no primeiro semestre.

O gerente de exportações da Radamés, Maurício Avila, destaca que as vendas para o mercado interno foram 20% superiores às registradas na feira de 2017, superando em muito as expectativas da empresa, tendo em vista a queda na demanda brasileira. “Já com relação ao mercado internacional, recebemos poucos compradores, a maior parte já clientes da empresa”, conta Avila, ressaltando que, no geral, a empresa vem logrando bons resultados nas exportações, com um crescimento de 20% na primeira parte do ano.

Momento difícil
Uma das maiores fabricantes de calçados do País, a Beira Rio, sentiu os reflexos do atual momento econômico brasileiro na Francal. Sem abrir números, a diretora comercial e de marketing da empresa, Maribel Cristiane da Silva, conta que esperava uma visitação maior. “Estar presente em feiras do porte da Francal é, acima de tudo, uma necessidade de relacionamento com mercado e respeito ao nosso cliente”, comenta, destacando que nesta edição as vendas ficaram abaixo do esperado, o que é também é um reflexo das dificuldades encontradas no mercado doméstico.

Abicalçados
A Abicalçados participou da feira paulista com ações de promoção comercial e de imagem. Para esta edição, a entidade calçadista trouxe, em parceria com o Escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos da Eurásia (Apex-Brasil Eurásia), compradores de um dos maiores grupos de calçados e artigos infantis da Rússia, o grupo Gulliver. A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Ruísa Scheffel, conta que os importadores, que ainda não trabalham com calçados, levaram amostras que devem resultar em negócios nos próximos meses. “Os compradores destacaram a qualidade dos materiais, o design, conforto e também o preço justo dos produtos apresentados”, conta.

Com o objetivo de divulgar o calçado verde-amarelo nos principais mercados internacionais, a entidade promoveu, ainda, o Projeto Imagem. Por meio deste, foram trazidos ao Brasil oito veículos segmentados dos principais mercados para o calçado brasileiro no exterior: Serma, da Argentina; Style America, El Tiempo e Publimetro, da Colômbia; Globalfashion, da Espanha; Edizioni AF e Moda Pelle, da Itália; e Shoes Magazine, da Rússia. Pela primeira vez no Brasil, a jornalista Johana Peña, do periódico colombiano Publimetro, ressaltou o conforto das marcas brasileiras, algo não comum entre os fabricantes colombianos, bem como a sinergia cada vez maior das empresas com os aspectos culturais do Brasil.

Ambos os projetos foram viabilizados por meio do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Abicalçados em parceria com a Apex-Brasil.

Buscando atender à demanda de antecipação das vendas da temporada de verão, a promotora da Francal marcou a próxima feira entre os dias 3 e 5 de junho do próximo ano. A redução dos quatro dias de realização do evento para três, também vai ao encontro da necessidade de redução de custos e otimização do tempo tanto para expositores como para os varejistas.