FEICON BATIMAT: SIAMFESP E ABSOLAR APRESENTAM TECNOLOGIAS DE ECONOMIA ATRAVÉS DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA NA ILHA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

0
437

Espaço foi criado para discussão e consulta sobre a tecnologia dos sistemas fotovoltaicos. Também serão mostradas as vantagens da adoção da fonte solar

 

O setor de energia solar fotovoltaica no Brasil vem andando na contramão da crise. Enquanto o PIB brasileiro caiu 4% em 2015, o segmento cresceu 300%. E não para por aí: de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o crescimento em 2016 deve ser de 800%. Até 2024, a expectativa é que a energia solar alcance 4% da participação no Sistema Interligado Nacional (SIN). Com números cada vez mais representativos e promissores, além de despertar o interesse de profissionais do setor da construção civil para um assunto tão atual e recorrente, o Sindicato da Indústria Artefatos de Metais Não Ferrosos de São Paulo (Siamfesp), em parceria com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), apresentam na FEICON BATIMAT a Ilha de Eficiência Energética, um espaço para discussão e consulta sobre a tecnologia dos sistemas fotovoltaicos. O evento acontece de 12 a 16 de abril, no Anhembi, em São Paulo.

O potencial de energia solar ainda é pouco utilizado no Brasil, representando somente 0,02% da matriz elétrica do país, mas a tendência é explorá-la cada vez mais –  geração que pode ultrapassar 8 Gigawatts (GW) nos próximos anos. “Por ser um tema razoavelmente novo, nada melhor do que promover discussões e mostrar aos profissionais da construção civil essa importante fonte de energia que, além de significar ganhos para empresas e residências como redução no consumo de energia, também é importante para o meio ambiente. Esperamos que a Ilha de Eficiência Energética seja um espaço de novidades para os visitantes da Feira e para que todos possam conhecer soluções que são fundamentais para uma construção sustentável e econômica”, diz Alexandre Brown, diretor da FEICON BATIMAT. A intenção da Ilha é mostrar e tirar dúvidas da tecnologia capaz de gerar energia elétrica através das chamadas células fotovoltaicas, que são feitas de materiais semicondutores que conseguem transformar a radiação solar diretamente em energia elétrica por meio do chamado “efeito fotovoltaico”.

 

Benefícios

Para Rodrigo Lopes Sauaia, presidente executivo da ABSOLAR, os benefícios da energia solar fotovoltaica são inúmeros, em especial pela versatilidade da fonte solar, muito abundante e disponível em todo o Brasil. “O preço da eletricidade está bastante elevado em nosso país. No último ano, o aumento chegou a mais de 50% em média no Brasil. Somente no estado de São Paulo, as tarifas chegaram a ficar 70% mais caras. Com a energia solar fotovoltaica é possível reduzir estes gastos, gerando no seu próprio telhado uma energia elétrica renovável, limpa e sustentável. Esta tecnologia traz também um importante efeito positivo à sociedade, reduzindo o impacto ambiental e contribuindo para melhorar a qualidade de vida da população. Por isso, é também uma forma de agregar valor ambiental à sua casa, empresa, ou marca, não com palavras mas com ações concretas, como muitas empresas já estão fazendo ao redor do mundo”, revela. Para ele, a presença da Ilha de Eficiência Energética na FEICON BATIMAT é uma forma de mostrar todo esse potencial aos visitantes. “É uma oportunidade para que os profissionais da construção civil conheçam e se informem sobre as características, os benefícios da tecnologia e saibam mais sobre esse recurso tão emergente e que terá forte crescimento nos próximos anos”, complementa.

O investimento em energia solar fotovoltaica pode variar de acordo com o porte da construção. Para se ter uma ideia do potencial de redução no consumo, em uma casa mediana com quatro pessoas, basta um sistema solar fotovoltaico de 2 a 3 kW de potência. “O investimento fica entre 15 e 25 mil reais, e a redução nos gastos com energia elétrica pode ser de 80 a 90%, dependendo da região do país e de outras características. O investimento é pago entre seis e 12 anos. Essa economia elevada também pode ser aproveitada por empresas de diferentes portes e perfis”, explica Rodrigo Sauaia.

Além disso, há um impacto social positivo com o desenvolvimento e crescimento do setor, através de novas oportunidades de trabalho e da geração de novos empregos no Brasil, na fabricação, projeto, instalação, operação e manutenção de sistemas solares fotovoltaicos. “Até o momento, 3,3 GW em usinas solares fotovoltaicas estão previstas para ser instaladas no Brasil até 2018, considerando os projetos contratados via leilões de energia de reserva e os projetos que foram viabilizados no mercado livre pelo estado de Pernambuco. Estima-se que para cada Megawatt (MW) solar instalado por ano sejam criados entre 25 e 30 postos de trabalho diretos”, finaliza.

O pré-credenciamento para a 22ª edição da Feicon Batimat pode ser feito através do site: www.feicon.com.br.

 

Sobre a FEICON BATIMAT

A FEICON BATIMAT tem sido, ao longo dos anos, um evento referência para o setor da construção civil na América Latina. É o espaço ideal para a realização de negócios com grandes marcas do mercado – somente ano passado foram movimentados R$ 600 milhões durante os cinco dias de evento -, apresentação de novidades, lançamentos e novas tecnologias. Grandes marcas já confirmaram presença na edição de 2016, entre elas, Bronzearte, Cebrace, Cobrecom, Fortlev, FLC, Fiore Votorantim, Lorenzetti, Mondialle, Stam, Sil Fios e Cabos, Tramontina, Taschibra, Vedacit, Viapol e Vonder, entre outras. Faltando menos de um mês para o evento, a FEICON BATIMAT, referência para quem pensa em construção.

Contemplando os mais diversos segmentos da construção civil, o Salão envolve vários setores, como: Aquecimento e Refrigeração do Ambiente; Área externa e Lazer; Automação e Segurança; Elétrica e Iluminação; Fechadura, Ferragens e Cadeados; Fundação e Estrutura; Hidráulica; Máquinas, Ferramentas e Equipamentos para Construção; Portas, Janelas e Acessórios; Produtos para Cozinhas e Banheiros; Revestimentos; Sistemas Construtivos; Serviços Profissionais e TI; Teto e Cobertura; e Tintas, Vernizes e Acessórios. Compõem o perfil dos visitantes: Arquitetos; Compradores do Setor; Construtores; Designers de Interiores; Distribuidores; Engenheiros; Especificadores; Incorporadores; Lojistas e Revendedores. São esperados aproximadamente 120 mil visitantes qualificados de diversos países nesta edição.

 

SERVIÇO

FEICON BATIMAT – SALÃO INTERNACIONAL DA CONSTRUÇÃO

Data: 12 a 16 de abril de 2016

Local: Anhembi – São Paulo

Horário: Terça a sexta, das 11h às 20h; sábado, das 9h às 17h

Site: www.feicon.com.br