ViewImage2

 

  • A Evonik concede o seu segundo ‘Evonik Road Safety Award’ (prêmio de segurança viária) global à cidade de Medellín, Colômbia.
  • projeto vencedor concebeu e implementou um plano abrangente para incentivar a mobilidade sustentável por toda a cidade
  • prêmio de 10.000,00 euros será doado à Fundación Orbis em benefício da ampliação da sinalização viária na cidade

A Evonik Industries AG, uma das principais empresas de especialidades químicas do mundo e inventora das marcações viárias plástico a frio a base de metilmetacrilato (MMA), entregou o ‘Evonik Road Safety Award’ à cidade de Medellín durante a cerimônia de abertura de seu evento anual ‘Semana da Mobilidade’. Com a concessão desse prêmio, a Evonik reconhece os esforços da cidade de Medellín na implementação de um plano abrangente de incentivo à mobilidade sustentável por meio do uso de inovadoras sinalizações viárias.

Concedido este ano pela segunda vez, o “Evonik Road Safety Award” foi criado com o objetivo de apoiar iniciativas e projetos sustentáveis de segurança viária no mundo inteiro, como parte do programa de responsabilidade corporativa e social da empresa. A Evonik defende um bom desenvolvimento social em todas as regiões do mundo nas quais está presente e, nesse sentido, apoia iniciativas que têm o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Em nome da Evonik, Andreas Kripzak, vice-presidente Coating & Adhesive Resins Americas da empresa, entregou o prêmio à cidade de Medellín por seu projeto ‘Mobilidade Sustentável – uma Tarefa para Todos’.  A Evonik reconhece a contribuição da cidade no sentido de prover uma infraestrutura mais segura e que garanta a mobilidade e a acessibilidade de todos os cidadãos.

Medellín, que já foi conhecida como uma cidade violenta, reinventou-se completamente ao longo dos últimos anos e agora é mundialmente reconhecida como uma das cidades mais inovadoras do mundo. Por meio de seu Plano de Desenvolvimento Municipal, Medellín demonstrou um forte comprometimento com a implementação de um sistema de mobilidade sustentável mediante a melhoria de sua infraestrutura de transporte e a realização de intervenções urbanas específicas para “recuperar a cidade”.    Como parte desse plano abrangente, a cidade integrou uma rede de faixas preferenciais para ônibus, faixas de ciclistas, áreas de estacionamento restritas e caminhos e faixas de pedestre coloridas. Todas essas intervenções demonstraram exercer um efeito positivo sobre a redução do número de conflitos entre os usuários das vias e também estão sendo muito bem vistas pelos habitantes da cidade.

A abordagem inovadora e criativa de “urbanismo tático” de Medellín enfocou áreas antes negligenciadas ou propensas a acidentes para aplicar sinalizações viárias em pequena escala a fim de melhorar a região e os parques da cidade. A administração da cidade pediu à Evonik que os 10.000,00 Euros em dinheiro associados ao prêmio fossem entregues à Fundação Orbis em incentivo à sua realização contínua de projetos de sinalização viária que melhorem a segurança das vias por toda a cidade.

“A entrega desse prêmio à cidade de Medellín representa o nosso reconhecimento do plano inovador e proativo da cidade de otimizar a sua rede de transportes e fazer da segurança de todos os usuários de vias a sua prioridade máxima”, declara Andreas Kripzak. “Como um grupo industrial criativo, a Evonik continua defendendo iniciativas em prol da segurança viária e apoiando as comunidades locais na medida em que estas criam ambientes mais sustentáveis para melhorar a mobilidade de seus cidadãos”.

O “Evonik Road Safety Award” é um prêmio concedido todos os anos. Ele avalia projetos com base em sua contribuição para a segurança viária (60%), a sustentabilidade (20%), bem como o seu caráter inovador (10%) e o seu potencial de replicabilidade (10%).  Todas as iniciativas inscritas foram examinadas por um júri independente de especialistas de renome internacional no campo da segurança viária, transportes e projetos de cidades; incluindo, dentre outros, a International Road Federation (IRF), de Genebra.