A Evonik está investindo um valor na casa dos dois dígitos de milhões de euros na construção de uma nova fábrica multifuncional em seu site de Geesthacht, norte da Alemanha, a 30 km da cidade de Hamburgo. As capacidades adicionais a serem criadas serão destinadas à produção de uma variedade de silicones e polímeros terminados em silano que a Evonik comercializa sob os nomes Polymer VS e Polymer ST.

 

Os produtos são usados em várias aplicações, incluindo adesivos para pisos de parquê, adesivos em produtos para o cuidado de ferimentos ou em aplicações de encapsulação no setor eletrônico.

 

“O investimento planejado para o site de Geesthacht tem importante significado estratégico na medida em que vai nos ajudar a concentrar ainda mais o nosso foco em especialidades químicas inovadoras”, diz Dietmar Schaefer, responsável pela linha de negócios Interface & Performance na Evonik.

 

O início das atividades da nova planta está programado para o final de 2019. Além da ampliação da capacidade de produção, também será erguida uma unidade para o abastecimento de caminhões-tanque no local. “Essa operação vai simplificar os processos de entrega e armazenamento para os nossos clientes e, dessa maneira, aumentará a eficiência”, diz Dr. Sabine Giessler-Blank, responsável pela linha de produtos Polymer & Construction Specialties na Evonik.

 

“A capacidade de produção adicional também vai criar espaço para o desenvolvimento de novos produtos, permitindo o aumento do desempenho dos produtos dos nossos clientes e a nossa resposta a demandas futuras no mercado de adesivos e selantes”.

 

O site de Geesthacht, com cerca de 100 colaboradores, vai focar em duas áreas: silicone e nanotecnologia. Os silicones de cura por adição e condensação e também os polímeros terminados em silanos são usados como resinas em adesivos e selantes, produtos eletrônicos e no setor médico. Dentre outras coisas, os nanomateriais baseados em sílica funcionam como aditivos de melhora das propriedades de compósitos de fibra, materiais usados com sucesso nas indústrias automotiva e aeroespacial.