Na Tire Technology Expo 2017, em Hannover, Alemanha, a Evonik VESTENAMER expôs um aditivo de processo com propriedades exclusivas para a produção eficiente de pneus

 

O aditivo de processo VESTENAMER da Evonik melhora a processabilidade dos compostos de borracha

 

O aditivo de processo VESTENAMER simplifica a mistura e produção de vários componentes de pneus. O produto também melhora a dispersão de misturas de polímeros difíceis e reduz a viscosidade do composto, enquanto mantém as propriedades dinâmicas positivas do vulcanizado inalteradas em geral ou aumenta essas propriedades ainda mais em alguns casos.

Melhor processabilidade de componentes de borracha

Os modernos pneus de alto desempenho precisam ter baixa resistência ao rolamento e excelente tração em pistas molhadas, além de alta resistência à abrasão. Isso só é possível com o uso de cargas altamente ativas como o negro de fumo e, especialmente, as sílicas precipitadas. Especialmente as misturas com altas concentrações de carga demandam processos de mistura de múltiplos estágios para garantir uma boa dispersão. Como auxiliar de dispersão, VESTENAMER pode reduzir de modo considerável os ciclos de mistura e, ao mesmo tempo, otimizar a consistência dos lotes na produção. Em decorrência disso, a quantidade de etapas de mistura no processo pode ser reduzida e o processo projetado com mais eficiência.

Alta dureza, extraordinária resistência à abrasão e muito baixa deformação por compressão são os requisitos importantes quando se trata de compostos para diversas faixas de aros.  VESTENAMER melhora a processabilidade do composto de borracha por meio da redução da viscosidade na temperatura da mistura e, desse modo, evita o “bagging” no laminador.

Graças à sua cristalinidade e alta taxa de recristalização abaixo da faixa de fusão, VESTENAMER resulta em uma excelente estabilidade dimensional nos processos de extrusão. Por meio da redução da fricção interna, a adição de VESTENAMER pode reduzir significativamente a reversão da borracha natural. Ao misturar elastômeros incompatíveis – em decorrência de diferentes polaridades – o aditivo de processo da Evonik pode melhorar muito a compatibilidade.

Um aditivo de processo com propriedades únicas

VESTENAMER é um aditivo semicristalino também denominado “Trans-Octenamer Rubber” (TOR). Como auxiliar de processamento de polímeros, ele atua como plastificante em compostos de borracha durante a mistura e o processamento.  No entanto, durante a vulcanização do componente de borracha, ele é reticulado (crosslinked) juntamente com a borracha e, como elastômero, é plenamente integrado à rede do polímero.  Desse modo, as excelentes propriedades da mistura se mantêm estáveis na aplicação final.

Mais informações em www.vestenamer.com