Evonik agrega estrutura aos revestimentos

0
601

Uma superfície com aparência de pedra? Isso é algo perfeitamente possível com os revestimentos enrugados à base de VESTAMELT, um aditivo para revestimento de copoliamida à base de poliamida 12 (PA 12), ou com o pó de poliamida 12 VESTOSINT da Evonik

 

Não importa se o acabamento é de pedra ou cerâmica, em amarelo-areia ou cinza natural, os pós de PA 12 VESTAMELT ou VESTOSINT da Evonik transformam superfícies banais em elementos estruturados decorativos ou funcionais.

A empresa destaca os aditivos que podem ser integrados à formulação de revestimentos de cura a quente ou a frio, em sistemas base solvente ou base aquosa. As superfícies tratadas com revestimentos à base de VESTAMELT ou VESTOSINT possuem alta resistência e elasticidade flexural, excelente resistência à abrasão, além de serem menos suscetíveis à sujeira e mais fáceis de limpar.  As partículas do pó exercem efeito de absorção de choque e protegem a superfície contra rachaduras.

 

Para superfícies estruturadas de alta qualidade 

Com os pós VESTAMELT e VESTOSINT, a Evonik agrega estrutura aos revestimentos. Os pós finos atuam de forma similar aos modificadores resistentes a impactos em plásticos. Ambos são ideais para uso no revestimento de bobinas, quando o revestimento é inicialmente aplicado na placa de metal que, em seguida, é modelada na forma desejada; nesse processo, o revestimento deve resistir a altos níveis de pressão. O tamanho médio da 0}partícula dos aditivos VESTAMELT e VESTOSINT se situa entre 5 e 60 micrômetros.

Para criar superfícies com estruturas únicas, pode-se usar uma combinação de diferentes partículas de pó em uma única aplicação. Isso significa que não há virtualmente nenhuma limitação em termos de design para superfícies estruturadas com os aditivos para revestimento em pó à base de PA 12 da Evonik.

Os revestimentos texturizados viveram o seu auge cerca de 30 anos atrás, quando eram usados em painéis automotivos ou como elementos de fachada.  Arquitetos e projetistas de móveis e joias rapidamente adequaram as elegantes superfícies texturizadas para seus próprios propósitos, utilizando sua aparência única e seu toque agradável em objetos de design como luminárias e móveis ou em componentes de engenharia.  Hoje, os revestimentos texturizados adornam, dentre outros, tetos e fachadas.