São Paulo, 3 de setembro de 2018 –  , Itália, Peru, Venezuela, Colômbia, Nigéria e Portugal desenvolvam soluções para os problemas de cidades brasileiras baseadas em aspectos como inovação, viabilidade de implementação e impacto na sociedade.

 

A partir desta terça-feira (4), 32 alunos de graduação e pós-graduação da Escola Politécnica de São Paulo e de universidades internacionais parcerias do programa estarão reunidos, em Santos, para debater com professores e especialistas temas como mobilidade urbana, sustentabilidade, energia e tecnologia. O programa conta com uma semana de atividades no campus da USP (em Santos), dois meses para os grupos de alunos estruturarem propostas de solução para as cidades e seis meses para que o melhor projeto seja desenvolvido.

 

Para Arthur Shimizu, presidente do Grêmio Politécnico, o evento tem como principal objetivo criar propostas inovadoras que sejam aplicáveis na solução da problemas das cidades brasileiras, além de promover o intercâmbio de conhecimento e cultura entre estudantes de engenharia brasileiros e estrangeiros. “Esse intercâmbio é fundamental, na medida em que é possível promover a troca de experiência entre alunos, integrando culturas e ideias diferentes com a finalidade de encontrar soluções para melhorar a qualidade de vida nas cidades brasileiras”, ressalta.

 

Segundo Mayra Luna, estudante de engenharia da USP e integrante da equipe com o projeto vencedor do EILE 2017, a proposta foi escolhida devido a sua relevância e aplicabilidade.  “O objetivo do projeto desenvolvido foi o de otimizar o processo de atendimento de emergências considerando o tempo de deslocamento da ambulância e o tempo de espera nas filas dos hospitais”, explica.

 

Sobre o EILE – O Encontro Internacional para Liderança na Engenharia (EILE) é um programa organizado pelo Grêmio Politécnico – associação dos alunos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – e conta com o apoio da USP.