Barco aerodinâmico será apresentado na 37º ExpoMecPlena, evento que reúne trabalhos dos formandos da Instituição

 

Um veículo capaz de flutuar em superfícies como a água, a terra, a areia, a grama ou até mesmo a neve, foi projetado por estudantes de Engenharia Mecânica da FEI para a 37º ExpoMecPlena, evento na qual serão apresentados trabalhos dos formandos da Instituição, no dia 11 de dezembro às 18h. O Turbocraft tem capacidade para um tripulante e é feito de material transparente no assoalho e movido pela propulsão de uma hélice, cuja motorização é feita a partir de um motor de motocicleta.

Segundo Henrique Guerra, membro do grupo que projetou o veículo “o que torna o turbocraft tão diferente, é o fato de 30% da vazão de sua hélice (sistema integrado: utiliza-se uma hélice só) ser direcionado para dentro de sua estrutura, circulando por todo o veículo através de dutos com furos, que acabam por pressurizar uma saia presa em suas extremidades. Quando a saia pressuriza, o ar também é espalhado por baixo de seu assoalho, formando um colchão de ar sob o hovercraft, fazendo-o se erguer, flutuar e se mover sobre qualquer tipo de superfície, desde que não seja muito irregular”.

O veículo possui, ainda, um duto redutor de quatro lemes, que o torna capaz de fazer curvas acentuadas mesmo em velocidades maiores, melhorando sua dirigibilidade, e tendo sua estabilidade garantida pelo seu formato levemente robusto em termos de largura.

Além do barco aerodinâmico, outros trabalhos de conclusão de curso dos estudantes da FEI serão apresentados na 37º ExpoMecPlena da Instituição, no dia 11 de dezembro às 18h. Confira a lista dos demais projetos:

  • Sonorus– Violino desenvolvido com ferramentas da engenharia e material de fibra de carbono.
  • High Pressure Reverse Osmosis– Projeto propõe viabilizar a utilização de tecnologia de osmose reversa para a dessalinização de água de origem marinha tornando-a potável com qualidade para engarrafamento.
  • Hamburger Factory– Máquina capaz de fabricar hambúrgueres, contendo as etapas necessárias, desde a moagem da carne até a formação do alimento com alta qualidade gastronômica.
  • Íkaros V.A.N.T– Estudo de um veículo Aéreo Não Tripulado movido por motor(es) elétrico(s), alimentado(s) por energia solar.
  • Oven Rolling– Forno de esteira contínuo que tem por objetivo, aumentar a eficiência e produtividade para a produção dos alimentos, além de reduzir os custos e a mão de obra empregada.
  • Snackmach – Máquina de produção semi industrial de salgados e doces, de fácil operação e mobilidade, projetada com os conceitos básicos da engenharia.
  • Purified – Projeto de captação da água do mar, direcionando –a para uma estação de pré-tratamento, dessalinização por osmose reversa, pós-tratamentos e armazenagem de água pronta para distribuição.
  • Projeto Delta P – Estudo para aumentar a capacidade de captação dos reservatórios que servem a região da grande São Paulo.
  • Water TEC – Máquina projetada para a perfuração de poços de até trezentos metros de profundidade.
  •   Eco Solutions – Sistema de tratamento para o esgoto coletado, utilizando-se de uma estação de tratamento de esgoto modular, comunitária e de pequena escala. Esta estação de tratamento poderá preencher a lacuna existente entre as fossas sépticas e as estações de tratamento de esgoto.
  • Máquina Instantânea de sorvete– Congela alimentos selecionados pelo consumidor até assumirem a consistência de sorvete, tendo o processo de preparo não mais que alguns segundos.

Serviço:
37ºExpoMecPlena

– Apresentação de projetos dos formandos de Engenharia Mecânica: 11/12, às 18h
– Campus São Bernardo do Campo
– Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 3972