Ergon e BASF revolucionam os selins das bicicletas

0
490

A Ergon e a BASF, parceira na área de tecnologia, estão subindo o nível dos selins de bicicleta, através do ST Core Ultra. Usando novos materiais e um conceito de design inovador, características essenciais como ergonomia, conforto e dinâmica estão sendo redefinidas. O selim inovador será apresentado pela primeira vez na exposição Eurobike 2017 em Friedrichshafen, Alemanha, realizada de 30 de agosto a 2 de setembro de 2017

Desde 1960, não vemos mudanças significativas na tecnologia do selim de bicicletas, sendo que a maioria dos modelos seguem um conceito padrão: trilhos – base do selim – forração – capa. A desvantagem deste modelo é que a base do selim desempenha um duplo papel: suporta a carga do ciclista e é, ao mesmo tempo, o assento, sendo a subestrutura para a forração, resultando em um assento rígido, pouco confortável.

A equipe de pesquisa da Ergon decidiu dar atenção a este aspecto, em particular, levando ao desenvolvimento da tecnologia revolucionária TwinShell, com um núcleo ergonômico. Duas bases funcionam separadamente em um modelo sanduíche, fixadas em um arranjo flutuante de elastômero de alto desempenho, que funciona como amortecedor, fabricado com Infinergy, um poliuretano termoplástico expandido (E-TPU) desenvolvido pela BASF. A base inferior possui a função de suportar carga, enquanto a base superior, que é flexível, sustenta a forração.

Além de aumentar o conforto, tal conceito de design também permite uma forma totalmente nova de se pedalar com ergonomia. Assim, o isolamento da base do assento da base do suporte de carga permite que o selim siga os movimentos naturais do ato de pedalar em todas as direções.

A vantagem é a possibilidade de combinar sistematicamente, pela primeira vez, a distribuição adequada de pressão pelos ossos, a ergonomia de um ato de pedalar eficiente, o excelente amortecimento de vibração e a pela proteção traseira ativa.

O núcleo da Ergon é fabricado com Infinergy. Este material inovador está estabelecendo novos padrões em relação ao amortecimento e suspensão devido a milhares de partículas expandidas e altamente elásticas. A alta elasticidade otimiza o amortecimento da pressão na área do assento. Assim que o impulso da pressão passa, a espuma volta a sua forma original. O material mantém essa propriedade mesmo sob carga contínua. Desta forma, o núcleo da Ergon garante uma resposta de amortecimento direto e a maior elasticidade possível, bem como alta durabilidade e um peso mínimo de material. Esta espuma E-TPU já foi utilizada com grande sucesso pelos principais fabricantes das indústrias de calçados de segurança e calçados para corrida.

Franc Arnold, fundador e CEO da Ergon, acredita que o ST Core Ultra representa uma grande conquista: “A ideia de um conceito de design usando a tecnologia TwinShell e um núcleo ergonômico já existe, mas nunca conseguimos encontrar um material adequado no mercado para implementar este projeto. Agora, o Infinergy da BASF excedeu nossas expectativas. Estou convicto de que a Ergon irá revolucionar a indústria de bicicletas com o seu ST Core Ultra”, afirma.

O ST Core Ultra estará disponível na Europa e nos Estados Unidos a partir de fevereiro de 2018. Maiores informações sobre a Ergon: www.ergonbike.com. Maiores informações sobre Infinergy: www.infinergy.basf.com